Pelo menos 13 pessoas morreram, esta sexta-feira, na sequência de inundações 'relâmpago' no Texas, nos Estados Unidos. Há ainda 20 raparigas que estavam num campo de férias desaparecidas, segundo a Associated Press.
Foram registadas nas últimas horas fortes chuvas, que causaram inundações repentinas. Equipas de socorro a usaram barcos, com a água a ameaçar ainda comunidades e acampamentos ribeirinhos.
Tanto quanto 25 centímetros de água caíram em poucas horas, durante a noite, no condado de Kerr, causando inundações repentinas com as águas do Rio Guadalupe.
O juiz Rob Kelly, o principal dirigente eleito no condado, confirmou a existência de cortes e dezenas de pessoas resgatadas.
Questionado sobre a inundação repentina durante a noite, Kelly respondeu que "não existe um sistema de alerta" e que "ignorava-se que esta inundação ia ocorrer".
As comunidades ribeirinhas incluem vários acampamentos e 'habitats' de vida selvagem.
CATASTROPHIC FLOODING in Kerrville, Texas, right now!
— Max Velocity (@MaxVelocityWX) July 4, 2025
Multiple people are missing and fatalities have been reported.
- Clifton McBee pic.twitter.com/9lBdWr2QIH
Por outro lado, no Estado de Nova Jérsia fortes tempestades causaram pelo menos três mortos, incluindo dois homens em Plainfield vítimas da queda de uma árvore sobre o carro onde estavam.
O presidente da autarquia local, Adrian O. Mapp, lamentou a situação, que levou a autarquia a cancelar o desfile do 04 de julho.
Mapp disse que tempestades "devastadoras" deixaram "profundas cicatrizais e destruição generalizada" na comunidade de mais de 54 mil pessoas e que é tempo de "unir e focar toda a energia na reconstrução".
Há ainda notícias sobre corte de energia e árvores derrubadas nos Estados da Nova Inglaterra, com registo de quedas de granizo, e carros a derrapar no Connecticut.
[Notícia atualizada às 23h59]
Leia Também: Chuvas repentinas no Texas fazem quatro mortos e dois desaparecidos