Guterres saúda cessar-fogo entre Camboja e Tailândia: "Passo positivo"

O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, apelou hoje à Tailândia e ao Camboja para que "respeitem plenamente" o cessar-fogo, instando as partes a "criar um ambiente propício" para alcançar uma paz duradoura.

antonio guterres

© Getty Images

Lusa
28/07/2025 19:40 ‧ há 9 horas por Lusa

Mundo

António Guterres

"Guterres saudou o acordo de cessar-fogo entre o Camboja e a Tailândia como um passo positivo para pôr fim às atuais hostilidades e aliviar as tensões", afirmou um comunicado divulgado pelo gabinete do secretário-geral, no qual o representante elogiou igualmente a Malásia, os Estados Unidos e a China pelos seus esforços no processo.

 

A ONU "está pronta a apoiar os esforços para promover a paz e a estabilidade na região", reforçou.

O cessar-fogo põe fim a cinco dias de confrontos na fronteira, que provocaram pelo menos 35 mortos e vários milhares de deslocados.

Phnom Penh e Banguecoque estavam em conflito aberto desde quinta-feira, depois de eclodirem confrontos na fronteira entre os respetivos exércitos, que trocaram acusações sobre o início das hostilidades e, depois, pela escalada da violência.

Os confrontos, que começaram depois de semanas de tensão entre os dois países vizinhos do sudeste asiático, provocaram a deslocação de cerca de 218 mil pessoas na Tailândia, enquanto o Camboja informou que o número de famílias deslocadas ascendeu a 40 mil.

Leia Também: "São inaceitáveis". Guterres condena "ações unilaterais" no Médio Oriente

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas