França classifica violência de colonos na Cisjordânia como terrorismo

O governo francês classificou hoje a violência dos colonos judeus na Cisjordânia como atos de terrorismo, numa referência ao assassínio, atribuído a um colono, de um ativista antiocupação que colaborou no documentário premiado 'No Other Land'.

Empresa de caminhos de ferro acusada em acidente mortal

© Reuters

Lusa
29/07/2025 15:59 ‧ ontem por Lusa

Mundo

Médio Oriente

"A França condena este assassínio da forma mais veemente possível, bem como todos os atos deliberados de violência perpetrados por colonos extremistas contra a população palestiniana, que estão a aumentar em toda a Cisjordânia", disse um porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros francês.

 

"Esta violência é um ato de terrorismo", declarou. Esta é a primeira vez que a diplomacia francesa descreve as ações dos colonos judeus desta forma.

"Os colonos mataram mais de 30 pessoas desde o início de 2022. As autoridades israelitas devem assumir a responsabilidade e punir imediatamente os autores desta violência, que continua em total impunidade, e proteger os civis palestinianos", acrescentou.

A Autoridade Palestiniana anunciou na segunda-feira que um ativista antiocupação israelita na Cisjordânia foi morto a tiro por colonos, no sul da Cisjordânia.

A polícia israelita admitiu ter aberto uma investigação, mas não confirmou a morte de Awdah Muhammad Hathaleen, que colaborou no documentário 'No Other Land' ('Nenhuma Outra Terra', em tradução livre), recentemente vencedor de um Óscar, sobre a luta palestiniana na região, lembrou o co-realizador israelita Yuval Abraham, que, juntamente com o jornalista palestiniano Basel Adra, recebeu o Prémio Anna Politkovskaya-Arman Soldin por 'Coragem Jornalística', atribuído pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros francês.

Colono israelita mata palestiniano que participou em 'No Other Land'

Colono israelita mata palestiniano que participou em 'No Other Land'

Um colono israelita assassinou na segunda-feira a tiro o ativista palestiniano Awdah Muhammad Hathaleen, professor de inglês, contribuidor para a revista israelo-palestiniana +972 e participante no documentário 'No Other Land', que foi distinguido com um Óscar.

Lusa | 06:33 - 29/07/2025

Leia Também: Médio Oriente. Começa na ONU conferência sobre a solução de dois Estados

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas