Milhares de pessoas estão retidas no aeroporto de Birmingham, em Inglaterra, após uma pequena aeronave fazer uma aterragem de emergência. Pelo menos 25 voos com destinos europeus foram cancelados até ao momento.
Numa publicação no X, o aeroporto em causa informou que "após um incidente com uma aeronave esta tarde, prevê-se que as operações permaneçam suspensas, pelo menos, até às 20h. Aconselha-se a todos os passageiros no aeroporto que falem com a sua companhia aérea para mais informações".
O incidente terá acontecido por volta das 13h40, relatou a polícia local, citada pelo The Guardian. À chegada, três dos passageiros da aeronave, que aterrou de emergência, foram tratados no local devido a ferimentos leves que terão sofrido durante a viagem. Ainda não se sabe o que terá causado o incidente.
Nas redes sociais, já circula um vídeo do momento da aterragem. O avião chega à pista, mas é assistido quase de imediato por uma viatura de socorro, após aterrar.
Veja o momento na nossa galeria.
Pelo menos cinco voos foram desviados para o aeroporto de Manchester, e o de East Midlands já terá recebido três (sendo a previsão de que ainda cheguem outros quatro).
No aeroporto, milhares de passageiros tentam compreender o que se passa, se vão ter voo em breve ou se vão passar a noite no local.
Camile Monteleone, de 30 anos, tinha voo marcado para regressar a Barcelona, onde vive, esta quarta-feira, após uma viagem de trabalho de três dias ao Reino Unido. Agora, está presa no aeroporto sem saber se tem ou não voo de regresso.
"Não tenho qualquer notícia", disse ao The Guardian. "Não diz nada na aplicação da Ryanair sobre o voo. Estou só à espera de informação, enquanto aviso a minha família e o meu trabalho de que estou presa no aeroporto. Não posso fazer mais nada", afirmou Camile.
Já Faye Melhuish, de 38 anos, estava a voltar a Birmingham depois de umas férias em Espanha, com a filha, quando o voo em que estava teve de ser desviado. "Foi a primeira vez dela num avião", contou a inglesa.
"Estivemos imenso tempo às voltas no ar a ver se podíamos aterrar. Depois, o capitão acabou por nos dizer que íamos ser desviados para o aeroporto de East Midlands", relatou.
Já foi aberta uma investigação para averiguar a causa do incidente. Por agora, a Autoridade de Aviação Civil garante que todos os passageiros vão ter direito a comida e bebida, assim como estadia se a demora se prolongar pela noite.
A semana passada, o tráfego aéreo também foi suspenso no Reino Unido, desta vez no aeroporto de Gatwick, em Londres, devido a um "problema técnico", de acordo com o Serviço Nacional de Controlo de Tráfego Aéreo Britânico (NATS).
Leia Também: Reino Unido: Zara obrigada a remover anúncio com modelos demasiado magras