O conselheiro de Putin para os Negócios Estrangeiros, Yuri Ushakov, disse hoje que uma reunião poderá ter lugar já na próxima semana, embora tenha observado que tais eventos levam tempo a serem organizados. Nenhuma data foi confirmada.
O responsável russo afastou ainda a possibilidade de o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, participar na cimeira.
O encontro entre Putin e Trump será a primeira cimeira Estados Unidos-Rússia desde que o ex-presidente Joe Biden se encontrou com o líder do Kremlin, em 2021.
Não há garantia de que um encontro entre Trump e Putin leve ao fim do conflito, uma vez que Moscovo e Kyiv continuam muito distantes nas suas condições para a paz.
Estes são os principais acontecimentos que moldaram os esforços para pôr fim à guerra desde que a Rússia lançou a sua invasão em grande escala da Ucrânia, a 24 de fevereiro de 2022:
28 fev 2022
Delegações da Ucrânia e da Rússia reúnem-se na vizinha Bielorrússia pela primeira vez desde a invasão. As negociações duram cerca de duas semanas, mas o único acordo é sobre a criação de corredores humanitários para civis.
21 mar 2022
Zelensky pede conversações diretas com Putin, mas o pedido é rejeitado pelo ministro dos Negócios Estrangeiros russo, Serguei Lavrov. Um dia depois, Zelensky afirma estar preparado para discutir um compromisso da Ucrânia sobre um afastamento da NATO (e de um potencial processo de adesão de Kyiv) em troca de um cessar-fogo, da retirada das tropas russas e da garantia da segurança da Ucrânia.
29 mar 2022
Negociações arrancam em Istambul, com Moscovo a afirmar estar disposta a "reduzir substancialmente" a atividade militar perto de Kyiv e da cidade de Chernigov, no norte do país. Kyiv afirmou estar aberta a discutir um estatuto neutro para a Ucrânia se a sua segurança for apoiada por outras nações.
07 abr 2022
Lavrov rejeita a proposta de paz ucraniana considerando-a "inaceitável". Afirma que Kyiv recuou num acordo que isentava a península da Crimeia de garantias de segurança ucranianas mais amplas. A Rússia anexou ilegalmente a Crimeia em 2014.
22 jul 2022
A Rússia e a Ucrânia, com a mediação da Turquia e da ONU, chegam a um acordo para desbloquear o fornecimento de cereais retido nos portos ucranianos do Mar Negro, pondo fim a um impasse que ameaçava a segurança alimentar global. O acordo expira um ano depois.
30 set 2022
A Rússia anexa ilegalmente as regiões ucranianas de Donetsk, Lugansk, Zaporijia e Kherson, embora não controle totalmente nenhuma delas. A Ucrânia responde solicitando a adesão à NATO e promulgando um decreto que declara as negociações com Putin "impossíveis"
07 dez 2024
O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, encontra-se com Zelensky e outros líderes europeus em Paris.
12 fev 2025
Trump e Putin concordam em iniciar negociações para acabar com a guerra na Ucrânia, num telefonema que põe fim a um esforço de três anos liderado pelos Estados Unidos e pela administração democrata de Joe Biden para isolar a Rússia por causa da Ucrânia.
18 fev 2025
As autoridades russas e norte-americanas, incluindo Lavrov e o secretário de Estado norte-americano Marco Rubio, reúnem-se na Arábia Saudita e concordam trabalhar para pôr fim à guerra e restabelecer os laços bilaterais. As autoridades ucranianas não são convidadas.
28 fev 2025
Zelensky reúne-se com Trump, Rubio e o vice-presidente norte-americano J.D. Vance numa sessão polémica na Sala Oval da Casa Branca, marcada por uma altercação verbal entre os dois presidentes. Uma proposta de acordo sobre minerais ucranianos estava em cima da mesa, mas fica por assinar.
11 mar 2025
As autoridades norte-americanas e ucranianas reúnem-se na Arábia Saudita, com os Estados Unidos a apresentarem um plano para um cessar-fogo de 30 dias. Kyiv concorda com a trégua proposta.
13 mar 2025
Putin rejeita o plano de cessar-fogo, afirmando que há questões que precisam de ser resolvidas. O líder russo encontra-se também com o enviado especial dos Estados Unidos, Steve Witkoff, em Moscovo. Witkoff irá deslocar-se à Rússia mais duas vezes em abril para se encontrar com Putin.
18 mar 2025
É apresentada uma proposta para a suspensão temporária dos ataques às infraestruturas energéticas. Ambos os lados concordam com o plano, mas pouco depois acusam-se mutuamente de violações do acordo e a medida cai por terra.
19 abr 2025
Putin anuncia um cessar-fogo de 30 horas para assinalar o feriado da Páscoa, embora os ataques continuem por toda a Ucrânia.
28 abr 2025
O Kremlin declara um cessar-fogo unilateral de 72 horas a partir de 08 de maio para assinalar o Dia da Vitória da Rússia, que celebra a derrota da Alemanha nazi na II Guerra Mundial. Kyiv não concorda, preferindo uma trégua de 30 dias proposta pelas autoridades norte-americanas. Ambos os lados acusam-se mutuamente de a violar.
11 mai 2025
Putin propõe reiniciar negociações diretas com a Ucrânia em Istambul "sem pré-condições", mas não concorda com o cessar-fogo de 30 dias. Zelensky desafia Putin para uma reunião cara a cara na Turquia.
15 mai 2025
As delegações russa e ucraniana reúnem-se para conversações diretas em Istambul pela primeira vez desde o início de 2022. As reuniões subsequentes são realizadas a 02 de junho e a 23 de julho, mas, além de trocas de prisioneiros de guerra e corpos de soldados mortos, não são feitos progressos substanciais em questões importantes.
14 jul 2025
Trump afirma que implementará "tarifas severas" sobre a Rússia e os países que continuarem a comprar petróleo russo, a menos que Moscovo chegue a um acordo de paz com a Ucrânia no prazo de 50 dias. Duas semanas depois, a 28 de julho, afirma que vai reduzir esse prazo para 10 a 12 dias.
06 ago 2025
Witkoff visita Moscovo e encontra-se com Putin dois dias antes do prazo estipulado por Trump. Mais tarde, nesse dia, um responsável da Casa Branca, falando sob anonimato, afirma que Trump e Putin poderão encontrar-se pessoalmente em breve. Um dia depois, o Kremlin confirma o encontro planeado, mas não define uma data.
Leia Também: Putin revela que encontro com Trump poderá ser nos Emirados Árabes Unidos