Uma menina de cinco anos está em estado grave depois de se ter afogado na piscina de num complexo turístico em Pajará, na ilha de Fuerteventura, em Espanha, esta quinta-feira.
O alerta para os serviços de emergência foi dado pelas 13h22 locais (12h22, em Portugal continental) pelo nadador-salvador que retirou a criança da água.
A menina estava já em paragem cardiorrespiratória e, por isso, o nadador-salvador começou de imediato a fazer manobras de reanimação, conta a Telecinco.
Já no local, os serviços de emergência continuaram as manobras e conseguiram reverter a paragem cardiorrespiratória. A menina, já estabilizada, foi levado para o Hospital Geral de Fuerteventura e, posteriormente, transportada de helicóptero para o Hospital Universitário Materno-Infantil de Canarias.
Para a ocorrência foram também chamados agentes da Guardia Civil e da Polícia Local.
Dados de afogamentos em Espanha... e em Portugal
Segundo a Associação de Pediatria de Espanha o afogamento é a segunda causa de morte acidental em menores de 14 anos no país. A maioria ocorre em água doce, em piscinas particulares, sobretudo no caso de crianças pequenas.
Nos últimos 30 anos morreram três milhões de pessoas devido a afogamentos (43% eram crianças)em todo o mundo. Ainda este mês, um relatório indicou o panorama em Portugal, que dá conta de que, por cá, em quatro anos, morreram 55 crianças (19 tinham até 4 anos).
Dados de um relatório da Associação para a Promoção da Segurança Infantil (APSI) indicam que morrem por ano 10 crianças afogadas em Portugal. As crianças dos 0 aos 4 anos são as que mais se afogam em piscinas.
Leia Também: "Adoravam a praia". Identificados irmãos britânicos afogados em Espanha