Tarifas? Trump insulta economista (vencedor de Nobel): "Vagabundo"

Donald Trump insultou o economista Paul Krugman, vencedor de um Prémio Nobel, depois de ter criticado as tarifas comerciais aplicadas pela sua administração a vários países do mundo. Krugman brincou com a situação e disse sentir-se "lisonjeado" com o insulto.

donald trump

© Al Drago/Bloomberg via Getty Images

Notícias ao Minuto
11/08/2025 19:44 ‧ há 3 horas por Notícias ao Minuto

Mundo

Tarifas

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, insultou o economista e vencedor do Prémio Nobel, Paul Krugman, após ter criticado o regime das tarifas da sua administração.

 

"O Paul Krugman do New York Times tem previsto pessimismo e desânimo desde a minha primeira eleição em 2016. Por outras palavras, ele tem estado enganado durante anos. Todos os mercados têm atingido novos picos e agora estão mais altos do que nunca", começou por escrever na sua plataforma Truth Social.

E continuou: "As pessoas ficaram de fora do 'melhor mercado da história' por causa deste vagabundo desequilibrado. Processem-nos!"

Esta publicação surgiu após Paul Krugman ter dito que as tarifas impostas pelo presidente norte-americano eram "claramente ilegais".

O economista referiu que "a guerra comercial de Trump deve ser vista como parte de um pacote de políticas que equivale à guerra de classes".

De recordar que as tarifas comerciais impostas por Donald Trump entraram em vigor na semana passada. 

Em resposta ao comentário de Trump, o vencedor do Nobel da Paz disse sentir-se "lisonjeado". "Ontem à noite, Donald Trump chamou-me 'vagabundo desequilibrado'. Vou adicioná-lo ao meu perfil".

Tarifas entraram em vigor no dia 7 de agosto

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, decidiu, através de ordem executiva, que as novas tarifas globais começariam a ser aplicadas a partir de 7 de agosto.

O decreto refere que alguns parceiros comerciais dos Estados Unidos, ou estão prestes a concordar, com compromissos comerciais e de segurança significativos, mas acrescenta que outros, apesar de terem encetado negociações, propuseram condições que não resolvem "de forma suficiente" os desequilíbrios nas relações comerciais ou não alinham adequadamente com os Estados Unidos em questões económicas e de segurança nacional.

Para os países aos quais os EUA vendem mais do que compram, continua em vigor a taxa de 10% definida a 2 de abril, dia em que foi anunciada pela primeira vez uma série completa de taxas sobre os parceiros dos EUA.

Trump adia entrada em vigor de novas tarifas para a próxima 5.ª-feira

Trump adia entrada em vigor de novas tarifas para a próxima 5.ª-feira

O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, decidiu, através de ordem executiva, que as novas tarifas globais, que deveriam entrar em vigor hoje, começam a ser aplicadas a partir de 7 de agosto, a próxima quinta-feira.

Lusa | 06:03 - 01/08/2025

Leia Também: Taxas dos EUA? "Desanimador". "Todas as guerras comerciais são ruinosas"

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas