A Polícia Civil de São Paulo, no Brasil, deteve, esta segunda-feira, um homem acusado de ameaçar o youtuber e humorista Felipe Pereira, conhecido como Felca. Este suspeito fazia dinheiro com a venda de material infantil na Internet.
De acordo com o site g1, este homem, identificado como Cayo Lucas, foi detido em Pernambuco, na sequência de uma decisão judicial do Tribunal de Justiça de São Paulo.
"A Polícia Civil de São Paulo acaba de prender em Pernambuco um indivíduo que ameaçou o youtuber Felca após as suas denúncias. Um belo trabalho de investigação que levou até a esse criminoso que, além das ameaças, vendia material infantil nas redes", escreveu o secretário da Segurança Pública de São Paulo, Guilherme Derrite, numa publicação nas redes sociais.
Terá sido o youtuber brasileiro, que recentemente denunciou a adultização de crianças nas redes sociais, que solicitou à Google Brasil a quebra de sigilo de dados de um e-mail específico que era usado para o ameaçar.
Felca alegou que recebia ameaças de morte e era alvo de falsas acusações de pedofilia e os emails, enviados em 16 de agosto, faziam referência ao vídeo no qual o brasileiro denunciou a exploração de menores e que visou o influencer Hytalo Santos.
"Você acha que vai ficar impune por denunciar o Hytalo Santos. Você tá enganado você vai ferrar muito sua vida", dizia um dos emails enviados a Felca. Além disso, as mensagens diziam ainda frases como "prepara pra morrer" e "você vai pagar com a sua vida".
O tribunal viria a ordenar que a Google fornecesse as informações de identificação do utilizador responsável pelo e-mail, incluindo IPs de acesso, e o suspeito acabou detido, quando estava na presença de outro homem na sua casa. Nessa altura, tinha o computador ligado e acediam à plataforma de Segurança Pública do Estado de Pernambuco.
O suspeito foi detido e o outro homem também deverá ser presente às autoridades.
A Polícia Civil de São Paulo prendeu nesta segunda-feira (25) um indivíduo responsável por ameaças graves contra o youtuber Felca, que conta com milhões de seguidores nas redes sociais.
— Polícia Civil do Estado de São Paulo (@Policia_Civil) August 25, 2025
A operação foi coordenada pela Divisão de Crimes Cibernéticos (DCCIBER) e pelo Núcleo de… pic.twitter.com/kswA5WqfSx
Recorde-se que o vídeo criado por Felca, com cerca de 50 minutos, reacendeu um debate sobre a adultização de crianças e tornou-se viral.
Felca compilou denúncias sobre criadores de conteúdos que abusam da imagem de crianças, levando o influencer brasileiro Hytalo Santos e o marido, Israel Natan Vicente, a serem detidos por suspeitas de vários crimes, incluindo tráfico de pessoas, exploração sexual e trabalho infantil.
Recentemente, numa entrevista ao podcast PodDelas, o youtuber brasileiro revelou que passou a andar num carro blindado e com seguranças para se proteger de ameaças que tem vindo a receber. Além disso, contou que levou cerca de um ano para fazer o vídeo e que ouviu uma psicóloga especializada no tema.
Leia Também: Após vídeo sobre adultização, Felca agradece: "Você salvou vidas"