A detenção de um imigrante mexicano ilegal nos EUA tornou-se viral por um motivo inesperado.
Diego Hernandez, de 42 anos, foi detido no sábado, tendo a foto do momento sido partilhada nas redes sociais das forças de segurança para a imigração de San Diego, na Califórnia.
A imagem conta desde então com mais de 25 milhões de visualizações... e muitos culpam as autoridades.
A imagem mostra o detido ao lado de uma agente, que decide virar-se de costas para a foto, tapando desta forma o seu rosto.
Aquilo que viria a evidenciar-se na imagem são assim as características físicas da mulher, incluindo a altura, que muitos dizem ofuscar o detido.
ICE San Diego arrested Diego Hernandez, 42, an illegal alien from Mexico with multiple convictions for DUI and repeated illegal re-entry into the U.S. He chose to break our laws again and again. He will remain in ICE custody pending removal-because public safety comes first. pic.twitter.com/rR4nWCVHmN
— ICE San Diego (@EROSanDiego) August 23, 2025
"Estou maluco ou estão a tentar humilhar o detido [...] e a tentar ganhar mais visualizações e tração?", questiona um internauta.
A imprensa norte-americana refere que as fotos de detenção do ICE são normalmente encenadas de forma a ocultar o rosto do agente responsável pela detenção, para proteger a sua identidade, mas esta foto em particular, de um detido taciturno, ao lado de uma agente curvilínea, tornou-se viral nas redes sociais.
Hernandez, que tem várias condenações por conduzir embriagado, foi preso em San Diego depois de as autoridades locais terem notificado o ICE. Espera-se que o homem seja deportado para o México.
Na rede social X, onde a sua detenção foi partilhada, esta força de segurança escreve que o suspeito tem "várias condenações por conduzir sob o efeito do álcool e reentrada ilegal repetida nos EUA".
"Ele optou por infringir as nossas leis repetidamente. Ele permanecerá sob custódia do ICE enquanto aguarda a deportação, porque a segurança pública está em primeiro lugar", lê-se.
Leia Também: Trump planeia envio de tropas da Guarda Nacional para Chicago