Homem detido por controlar mulher e incentivar filhas a insultar a mãe

Durante cerca de sete anos, "deste o verão de 2018 e maio de 2025", o homem "adotou um comportamento muito controlador e ciumento relativamente à vítima".

algemas, detido

© Shutterstock

Notícias ao Minuto
04/07/2025 19:07 ‧ há 6 horas por Notícias ao Minuto

País

Portalegre

Um homem foi detido pelo crime de violência doméstica, em Portalegre, por ter um "comportamento muito controlador e ciumento" para com a companheira, chegando a controlar as suas amizades, redes sociais e até a incentivar as filhas menores a insultar a própria mãe. No entanto, após ser presente a tribunal, ficou em liberdade.

 

Segundo a Procuradoria da República da Comarca de Portalegre, "na sequência de emissão de mandado de detenção de flagrante delito, o Ministério Público apresentou, no dia 1 de julho, a primeiro interrogatório judicial, um arguido indiciado da prática de um crime de violência doméstica". 

"Desde o verão de 2018 e maio de 2025, a vítima e o arguido viveram em condições análogas às dos cônjuges, partilhando a mesma habitação", lê-se na nota, publicada esta sexta-feira.

Segundo a procuradoria, "desde o início da relação, o arguido consumia bebidas alcoólicas em excesso e, em razão disso, sempre adotou um comportamento muito controlador e ciumento relativamente à vítima, opondo-se, por exemplo, a que esta fosse ao cabeleireiro ou à manicura".

Além disso, o homem controlava o telemóvel da vítima e tinha acesso ao código de desbloqueio para ver "todas as mensagens e contactos efetuados e recebidos" e chegou a "bloquear pessoas amigas da vítima nas redes sociais". 

"Era também uma prática comum do arguido insultar a ofendida no interior da residência e em frente às filhas, bem como incentivar as filhas menores a insultar a mãe, tendo mesmo chegado a agredir a vítima", indicou a procuradoria.

Após ser presente a interrogatório judicial, o homem ficou em liberdade e sujeito às medidas de coação de "proibição de se aproximar da ofendida, da sua residência e do seu local de trabalho, num raio de 300 metros, medida essa que deverá ser controlada através de meios técnicos de controlo à distância".

Homem de 27 anos com pulseira eletrónica por agredir ex-namorada

Homem de 27 anos com pulseira eletrónica por agredir ex-namorada

Um homem, de 27 anos, foi detido pela GNR por exercer violência doméstica física e psicológica contra uma mulher, de 26 anos, sua ex-companheira, no concelho de Arronches, distrito de Portalegre, revelou hoje a Guarda.

Lusa | 13:44 - 03/07/2025

Está ainda proibido de contactar a ofendida por qualquer meio ou por interposta pessoa e de adquirir ou deter armas, devendo entregar as que detenha em posto policial.

O homem ficou também sujeito a apresentações periódicas, uma vez por semana em posto policial, e terá de sujeitar-se a "tratamento à problemática do álcool nomeadamente submetendo-se a consulta médica e a subsequente tratamento médico que venha a ser considerado necessário".

A investigação é dirigida pelo Ministério Público de Portalegre.

-----

A violência doméstica é crime público e denunciar é uma responsabilidade coletiva. Se precisar de ajuda ou tiver conhecimento de alguma situação de violência doméstica participe:

Leia Também: Homem de 27 anos com pulseira eletrónica por agredir ex-namorada

 

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas