Polícia Marítima detém facilitadores de imigração em operação em Creta

A Polícia Marítima portuguesa deteve hoje duas pessoas, suspeitas de serem facilitadores de imigração, durante uma operação onde resgataram 86 imigrantes ao largo da ilha grega de Creta, divulgou esta força policial.

Polícia Marítima

© Autoridade Marítima Nacional

Lusa
04/07/2025 23:55 ‧ há 4 horas por Lusa

País

Grécia

Durante a operação realizada no âmbito da missão conjunta "Greece 2025", coordenada pelas autoridades helénicas e pela agência Frontex, os elementos da Polícia Marítima "detetaram e intercetaram duas embarcações com um total de 86 pessoas a bordo e dois alegados facilitadores", realçou em comunicado a Autoridade Marítima Nacional (AMN).

 

Os suspeitos foram "entregues posteriormente às autoridades locais, que prosseguem com a aplicação das medidas legais adequadas", acrescentou.

A AMN sublinhou ainda que esta operação reforça "o compromisso de Portugal no combate às redes de migração ilegal e no controlo das fronteiras externas da União Europeia".

"A missão da Polícia Marítima prossegue com o objetivo de combater crimes como o tráfico de pessoas, reforçar a segurança marítima e salvaguardar a vida humana, contribuindo ainda para a identificação de redes criminosas", apontou.

Em meados de junho, a Polícia Marítima portuguesa tinha também participado no resgate de mais de 300 pessoas que estavam a bordo de uma embarcação de pesca sobrelotada, à deriva ao largo da costa sul da ilha grega de Creta

As travessias a partir da Líbia com destino à ilha grega de Creta é considerada uma rota considerada mais perigosa do que a travessia mais frequente entre a Turquia e as ilhas gregas vizinhas.

Na segunda-feira, a Organização Internacional para as Migrações (OIM) indicou que, desde o início de 2025, foram resgatados 11.526 migrantes, 382 dos quais crianças, tendo sido devolvidos ao território líbio.

Leia Também: Corpo de homem "em decomposição" retirado da albufeira de Crestuma-Lever

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas