As imagens do meio aéreo que amarou no Douro. Tripulação estava "bem"

Um meio aéreo que estava a prestar auxílio no combate às chamas em Entre-os-Rios, no concelho de Penafiel, amarou no rio Douro, esta tarde de quinta-feira. A AMN partilhou um vídeo da aproximação da sua equipa à aeronave.

AMNVídeo

© AMN

Notícias ao Minuto com Lusa
31/07/2025 19:40 ‧ ontem por Notícias ao Minuto com Lusa

País

Incêndios

Um meio aéreo que estava a prestar auxílio no combate às chamas em Entre-os-Rios, no concelho de Penafiel, amarou no rio Douro, esta tarde de quinta-feira, devido a um problema mecânico. A Autoridade Marítima Nacional (AMN) auxiliou os tripulantes, que estavam “bem fisicamente”.

 

“Na sequência de uma alerta recebido pelas 15h30, a informar para uma amaragem de emergência de um avião no rio, foram de imediato ativados para o local elementos da Capitania e do Comando Local da Polícia Marítima do Douro, bem como elementos da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Melres”, assinalou aquele organismo, em comunicado.

A nota deu conta de que, quando as autoridades chegaram ao local, verificaram “que a tripulação se encontrava bem fisicamente, sem necessidade de assistência médica e que aeronave apresentava flutuabilidade positiva”.

A AMN partilhou ainda um vídeo da aproximação da sua equipa à aeronave, ao qual poderá aceder na galeria acima.

Fontes aeronáuticas explicaram à agência Lusa que após amarar no rio para a recolha de água, e logo na fase inicial do 'scoping' (carga de água), o piloto perdeu o controlo da aeronave, tendo esta ido embater numa das margens.

Segundo as mesmas fontes, na origem do incidente poderá ter estado um problema mecânico, acrescentando que o Canadair sofreu danos num dos flutuadores e no casco, ficando, para já, inoperacional.

A AMN apontou que o avião será retirado do local por “uma empresa”, numa operação que está a ser acompanhada pela Polícia Marítima, por forma a “garantir a segurança da navegação”.

O Comando Local da Polícia Marítima do Douro tomou conta da ocorrência.

Incêndio em Gondomar. Meio aéreo amara no Douro após avaria mecânica

Incêndio em Gondomar. Meio aéreo amara no Douro após avaria mecânica

Um dos dois meios aéreos que estavam a prestar auxílio no combate às chamas em Gondomar amarou no rio Douro, esta quinta-feira, devido a uma avaria mecânica. Não registo de feridos.

Notícias ao Minuto com Lusa | 16:53 - 31/07/2025

Saliente-se que o incêndio começou em Penafiel, na terça-feira, e passou para Gondomar. O fogo tem, atualmente, três frentes, estando os meios a ser reposicionados para o combate nas povoações de Vilarinho e Moreira, de acordo com o comandante dos bombeiros, Joel Castro.

No ponto da situação sobre o incêndio que começou em Capela e alastrou para Melres, o bombeiro afirmou que o incêndio tinha, pelas 15h00, três frentes, sendo uma em Penafiel e duas em Gondomar.

Joel Castro acrescentou que as chamas já consumiram "uma área considerável" de mato, informando haver meios a ser reposicionados no terreno para dar resposta ao avanço das chamas, que continuam próximas das povoações de Vilarinho e de Moreira.

No terreno, segundo o bombeiro, estavam à hora do ponto da situação 215 operacionais e 65 viaturas.

Quase todos os concelhos de Bragança, Vila Real, Guarda, Viseu, Coimbra, Castelo Branco e Faro estão hoje em perigo máximo de incêndio rural, segundo dados do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Leia Também: Incêndio em Gondomar. Meio aéreo amara no Douro após avaria mecânica

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas