Um homem de 35 anos foi detido, na terça-feira, na Marinha Grande, por imigração ilegal, informou a Polícia de Segurança Pública (PSP), esta quarta-feira.
Em comunicado, o Comando Distrital de Leiria diz que o cidadão estrangeiro dirigiu-se pelas 11h00 à esquadra da Marinha Grande para participar o extravio do seu passaporte.
A PSP efetuou diligências para averiguar a situação do homem em território nacional.
"Destas averiguações, apurou-se que o seu pedido de autorização de residência havia sido indeferido, pelo que foi notificado pela AIMA, para abandonar voluntariamente o território nacional, até dia 22 de julho de 2025", lê-se na nota.
Após ter sido presente a primeiro interrogatório judicial, o suspeito ficou em liberdade, com a medida de coação de termo de identidade e residência, ficando a aguardar a organização de processo de afastamento coercivo pela AIMA.
A PSP de Leiria garante estar atenta às dinâmicas que envolvem as migrações e outros fenómenos a elas associados, intensificando as ações de fiscalização "com vista à prossecução das competências da PSP no âmbito do controlo da fronteira aérea e da permanência de estrangeiros em território nacional".
Leia Também: IRN: Emissão de passaportes operacional, mas julho teve constrangimentos