Combate a incêndios. Aviões 'Canadair' estão fora de serviço

Os aviões pesados de combate a incêndios florestais 'Canadair' de que Portugal dispõe estão fora de serviço, disse hoje à Lusa fonte da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC).

POMBAL, PORTUGAL - JULY 14: A Canadair CL-415 fire-fighting aircraft from Italy takes part in firefighting operations at Gesteira de Baixo on July 14, 2022 in Pombal, Portugal. Wildfires have swept across the central part of the country amid temperatures

© Getty Images

Lusa
11/08/2025 15:12 ‧ há 4 horas por Lusa

País

Incêndios

Segundo a mesma fonte, os dois aviões 'Canadair' afetos ao Dispositivo Especial de Combate aos Incêndios Rurais (DECIR) ficaram inoperacionais, existindo um terceiro para substituir em caso de eventuais avarias, mas que também está fora de serviço.

 

A porta-voz da Força Aérea Portuguesa (FAP), que tem a cargo o processo de contratação dos meios aéreos de combate a incêndios florestais, disse à Lusa que as empresas responsáveis pelo aluguer e operação dos aviões têm de repor os 'Canadair' fora de serviço e são sujeitas a penalizações quando não cumprem os contratos.

Sobre os motivos das avarias, a FAP remete para as empresas a divulgação de informação.

Portugal está em situação de alerta devido ao risco de incêndio e nas últimas semanas têm deflagrado vários incêndios no norte e centro do país que já consumiram uma área de quase 60 mil hectares este ano.

[Notícia atualizada às 16h17]

Leia Também: Operador de Canadair acidentado no Douro vai colaborar com as autoridades

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas