O criador de conteúdos Mauro Santos partilhou, esta terça-feira, 19 de agosto, nas redes sociais, um vídeo chocante que mostra o rasto de destruição deixado pelos incêndios, que têm fustigado Portugal Continental desde o dia 2 de agosto.
Nas imagens, captadas por drone, é possível ver o manto negro que cobre hectares e hectares de terrenos. Sem animais e com muito poucas árvores.
De acordo com a página de Facebook 'Meteo Trás-os-Montes', que divulgou o vídeo, a "destruição" que se vê é nos "terrenos das aldeias de Santa Comba da Vilariça, Vilarelhos, Pombal".
"O coração de Trás-os-Montes está negro", descrevem os administradores da página em questão.
O vídeo, partilhado há poucas horas, já tem centenas de partilhas e de reações. A maioria dos comentários são de emojis tristes ou a chorar.
Já arderam 201 mil hectares no país este ano
Recorde-se que, de acordo com a agência Lusa, Portugal Continental tem sido afetado por múltiplos incêndios rurais desde julho, sobretudo nas regiões Norte e Centro, num contexto de temperaturas elevadas que motivou a declaração da situação de alerta desde 2 de agosto.
Segundo dados oficiais provisórios, até 19 de agosto arderam mais de 201 mil hectares no país, mais do que a área ardida em todo o ano de 2024.
Este ano, os fogos já provocaram pelo menos dois mortos, incluindo um bombeiro, e vários feridos, na maioria sem gravidade, e destruíram total ou parcialmente casas de primeira e segunda habitação, bem como explorações agrícolas e pecuárias e área florestal.
Leia Também: AO MINUTO: Último adeus a bombeiro que morreu; Revolta contra Montenegro