As duas iniciativas legislativas da bancada da Iniciativa Liberal, que previam simplificar a instalação e licenciamento de equipamentos de apoio social geridos por entidades privadas e alterar a legislação pelo reconhecimento dos Serviços de Apoio Domiciliário lucrativo, foram chumbados com votos contra do PCP, BE, PS, PSD e CDS-PP.
Também o projeto de lei do Livre que pretendia criar uma Rede Pública de Residências de Apoio para as Pessoas Mais Velhas foi rejeitado com os votos contra do PSD, IL e do CDS-PP, e a abstenção do PS.
O projeto do PCP para criar uma Rede Pública de Equipamentos e Serviços de Apoio aos Idosos também foi rejeitado pelos deputados, com os votos contra do PS, PSD, IL e CDS-PP, votando a favor as restantes bancadas.
Na véspera, no debate no plenário da Assembleia da República na quinta-feira, a deputada do PSD Leonor Cipriano reconheceu as limitações atuais do país no apoio aos mais velhos, com listas de espera para lares de idosos, mas defendeu que é por essa razão que o Governo está a trabalhar com o setor público, privado e social.
Leia Também: AO MINUTO: Confusão na AR. "Se Chega governasse seria esta bandalheira"