A decisão do PAN foi tomada na quarta-feira em reunião da direção nacional do partido, considerando o partido que este apoio reforça "a coligação que sustenta Marco Almeida como candidato à liderança do segundo maior município do país".
O apoio formal do PAN junta-se ao apoio já anunciado pelo PSD e pela IL à candidatura de Marco Almeida à Câmara de Sintra, sob o lema "Sempre com os Sintrenses".
Este projeto de incidência eleitoral conta também com o apoio de Fernando Seara (antigo presidente do executivo sintrense entre 2002 e 2013, que contou com Marco Almeida como vice-presidente durante três mandatos), que será o cabeça de lista à Assembleia Municipal de Sintra, e de Manuela Ferreira Leite, antiga presidente do PSD, que será a mandatária da candidatura.
Em comunicado, o PAN subscreveu as palavras de Marco Almeida: "A nossa candidatura é construída com base na confiança, na experiência e no compromisso com o futuro de Sintra. Nós somos efetivamente de cá. A pluralidade de apoios que temos tido demonstra que há um caminho comum para uma gestão mais eficiente, mais próxima e mais responsável".
Em abril, o antigo vereador social-democrata Marco Almeida revelou que seria candidato do PSD à presidência da Câmara de Sintra (cargo a que concorre pela terceira vez) nas próximas eleições autárquicas, marcadas para 12 de outubro, tendo depois somado o apoio da IL, a que se junta agora também o PAN.
Nas eleições autárquicas de 2013 encabeçou a lista pelo movimento independente autárquico "Sintrenses com Marco Almeida", numa candidatura contra o PSD, sendo eleito vereador e desempenhado o cargo em regime de não permanência. Cessou a filiação social-democrata em fevereiro de 2014.
Nas eleições seguintes, em 2017, voltou a ser cabeça de lista à Câmara de Sintra, então como independente na coligação "Juntos pelos Sintrenses", de PSD, CDS-PP, PPM e MPT - com o antigo líder democrata-cristão José Ribeiro e Castro a liderar a lista à Assembleia Municipal -, mas voltou a perder perante Basílio Horta, pelo PS, mantendo-se como vereador e regressando em agosto de 2018 ao PSD.
O atual executivo da Câmara de Sintra, presidido pelo socialista Basílio Horta, que cumpriu três mandatos e não se pode recandidatar, é composto por cinco eleitos do PS, três do PSD, um do CDS-PP, um da CDU e um independente (ex-Chega).
Até ao momento, são conhecidas as candidaturas à Câmara de Sintra de Marco Almeida (PSD/IL/PAN), Ana Mendes Godinho (PS/Livre), Maurício Rodrigues (CDS-PP), Pedro Ventura (CDU - coligação PCP/PEV), Tânia Russo (BE) e Rita Matias (Chega).
Leia Também: Candidatos perfilam-se para suceder a Basílio Horta em Sintra. Quem são?