O verão traz não só temperaturas altas, como também habituais idas à praia ou à piscina - onde o calçado preferencial são chinelos. Por comodidade, pode fazer as deslocações já com os chinelos nos seus pés - inclusive enquanto conduz.
Há quem tenha a dúvida: conduzir de chinelos é ou não permitido pela lei? A PSP esclareceu nas suas redes sociais que pode conduzir de chinelos, "mas com bom senso e segurança".
Embora o Código da Estrada não obrigue nem interdite ao uso de uma indumentária específica, deixa bem claro que os condutores "devem, durante a condução, abster-se da prática de quaisquer atos que seja suscetíveis de prejudicar o exercício da condução com segurança".
E, claro está, há situações em que o calçado pode colocar em risco a condução. Por exemplo, estando danificado, mal colocado nos pés, ou tendo a sola escorregadia.
Segundo a PSP, é também de evitar "sandálias largas ou soltas", uma vez que estas "podem enroscar-se no tapete do carro".
Descalço ao volante? Não é boa ideia
Conduzir sem qualquer calçado não é recomendável, embora não seja necessariamente punido. No entanto, a Polícia de Segurança Pública deixa bem claro: "Conduzir descalço reduz a força e o controlo sobre os pedais".
Então, exercer a condução descalço não é a melhor opção para o fazer com a segurança necessária. Pode fazê-lo, mas não é recomendável que o faça.
Mesmo não sendo uma infração aos olhos da lei, as consequências não legais são um risco. Como, por exemplo, não conseguir travar da forma ideal para evitar um incidente se não estiver calçado ou usar um calçado que diminua a eficácia do contacto dos pés com os pedais da viatura.
Leia Também: Há multas por excesso de velocidade na Via Verde?