'Megafábrica' da Tesla em Xangai com quebra de entregas

A 'megafábrica' que a Tesla tem em Xangai (China) registou menos entregas em julho, depois de terem subido no mês anterior. A concorrência dos fabricantes chineses pesa no desempenho da marca.

Logótipo da Tesla em Edmonton.

© Artur Widak/NurPhoto via Getty Images

Lusa
06/08/2025 07:12 ‧ há 9 horas por Lusa

Auto

Tesla

Em julho, a Tesla voltou a registar uma quebra de entregas da sua 'megafábrica' em Xangai, na China. No mês anterior, tinha interrompido descidas durante oito meses consecutivos. A concorrência dos construtores chineses é, em grande medida, culpada pelos registos.

 

De acordo com o jornal de Hong Kong South China Morning Post, que se baseia em dados da associação patronal CPCA, a fábrica - a maior da Tesla no domínio da montagem a nível mundial - entregou cerca de 68.000 veículos a clientes na China e no estrangeiro no mês passado, o que representa uma queda de 5,2 % em relação a junho e de 8,4%, em termos homólogos.

"Os modelos 'premium' estão a perder apelo entre os consumidores chineses porque eles querem poupar dinheiro. Estão a optar por modelos elétricos mais baratos e desenvolvidos na China", explicou Tian Maowei, gestor de vendas da Yiyou Auto Service, de Xangai.

No acumulado do ano, incluindo vendas na China e exportações, a 'megafábrica' estabelecida na megalópole oriental chinesa já entregou mais de 432.000 automóveis, uma queda de 13,7%, em termos homólogos.

O número contrasta com o aumento de 35% das vendas de elétricos na China, para cerca de 7,6 milhões de unidades, nos primeiros sete meses de 2025, de acordo com dados da CPCA.

Estas duas tendências opostas fizeram com que a quota de mercado da Tesla no mercado chinês de veículos elétricos caísse de 6,9% há um ano para 3,8%. Em 2020, quando abriu a fábrica em Xangai, a quota da marca liderada por Elon Musk era de 16%.

Face à concorrência de empresas locais como a Xpeng, a Leapmotor ou a Li Auto e a uma guerra de preços no setor que levou até à intervenção do governo, a Tesla está a tentar recuperar terreno com novas versões mais espaçosas ou com maior autonomia dos seus veículos de maior sucesso, como o Model 3 ou o Model Y.

Leia Também: Robotáxi. Tesla e Musk processados por acionistas

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas