O Sporting terá alcançado um acordo com o Torino tendo em vista a transferência, a título definitivo, de Franco Israel, a troco de uma verba na ordem dos 4,5 milhões de euros, de acordo com informações adiantadas, esta quarta-feira, pelo jornalista italiano Gianluca di Marzio, especializado em questões relacionadas com o defeso.
O internacional uruguaio é aguardado em Turim, já esta quarta-feira, sendo que na próxima sexta-feira, dia 25 de julho, irá realizar os habituais exames médicos, assinar contrato e ser oficialmente apresentado como reforço, consumando, desta maneira, o regresso à Serie A, um campeonato que bem conhece, dada a passagem... pela Juventus, o eterno rival do clube que agora passará a representar, entre 2018 e 2022.
O jogador de 25 anos de idade prepara-se, desta maneira, para se despedir da formação verde e branca a mesma que, há perto de três anos, pagou qualquer coisa como 600 mil euros para o recrutar. Em Alvalade, não conseguiu ter a continuidade que desejava, mas nem tudo foi mau.
O guarda-redes natural de Nueva Helvecia foi aposta num total de 53 partidas oficiais, e, pelo meio, conquistou dois títulos de campeão nacional e uma Taça de Portugal. A última aparição teve lugar a 29 de janeiro, no empate a uma bola com o Bologna, em Alvalade.
O embate relativo à oitava e última jornada da fase de liga da Liga dos Campeões serviu como despedida à baliza verde e branca, visto que, daí em diante, entregou a mesma ao português Rui Silva, contratado ao Real Betis, primeiro, enquanto emprestado, e, mais tarde, a título definitivo.
João Virgínia 'ao virar da esquina'
Com a saída de Franco Israel, o Sporting perde aquele que era, até este momento, a principal alternativa a Rui Silva. Chegou a especular-se que este estatuto poderia ser transferido para Diego Callai, guarda-redes brasileiro de 21 anos de idade, mas já está 'reservado' para outro nome.
Trata-se de João Virgínia, jogador que se encontra livre, fruto do final do contrato com o Everton, e com o qual a direção liderada por Frederico Varandas tem já um entendimento 'apalavrado', tal como foi noticiado, horas antes, pelo Desporto ao Minuto.
O algarvio prepara-se, desta maneira, para regressar a Alvalade, após uma primeira (e pouco feliz) passagem pelos bicampeões nacionais, na temporada 2021/22, por empréstimo dos toffees. Na altura, disputou oito partidas, acabando por viver 'na sombra' do espanhol Antonio Adán.
Em Goodison Park, o guarda-redes de 25 anos de idade participou em apenas oito jogos ao cabo de sete anos, e somou, ainda, cedências a Reading e SC Cambuur, pelo que, no final da passada temporada, optou por não renovar o contrato que unia ambas as partes.
Agora, está aberta a via para que regresse à capital portuguesa, tornando-se no quarto reforço verde e branco de verão, seguindo as pisadas de Giorgi Kochorashvilli (contratado ao Levante, por 5,5 milhões de euros), Rui Silva (adquirido ao Real Betis, por 4,7 milhões de euros) e Alisson Santos (comprado ao EC Vitória, por 2,1 milhões de euros).
Leia Também: João Virgínia com acordo para voltar ao Sporting (e substituir Israel)