Jan Bednarek é a mais recente aquisição do FC Porto, tendo assinado um contrato válido por quatro temporadas. O defesa-central polaco, de 29 anos, é o sexto daquele país a envergar a camisola azul e branca.
Contratado por 7,5 milhões de euros, o novo dono da camisola 5, ex-Southampton, chega com a missão de conferir liderança e experiência ao setor mais recuado da equipa liderada por Francesco Farioli, que tinha alertado a direção para essa lacuna no plantel, que conta com muita juventude e com uma média de idade a rondar os 23 anos.
A história dita que o 'casamento' entre polacos e dragões têm, geralmente, uma história feliz, com a conquista de títulos nacionais e... europeus. Os cinco casos anteriores comprovam a teoria.
Jozef Mlynarczyk foi o primeiro polaco a chegar ao Dragão em 1985/86 proveniente dos franceses do Bastia. Contratado para substituir o lesionado Zé Beto, o guarda-redes impressionou pelas suas qualidades nas 88 ocasiões que teve oportunidade de defender a baliza portista. Na história, ficou conhecido como o guardião da primeira Liga dos Campeões da história do FC Porto, em 1986/87, com a celébre vitória (2-1) sobre o Bayern Munique, em Viena, na Áustria. A última época de dragão ao peito foi em 1988/89, perdendo espaço para Zé Beto e para um jovem de nome Vítor Baía.
Seis anos volvidos, os dragões voltaram a contratar mais um jogador polaco, mas agora de campo. O avançado Grzegorz Mielcarski esteve igualmente quatro épocas no FC Porto e deixou a sua marca com 11 golos em 56 partidas. A nível coletivo, conquistou uma Taça de Portugal, uma Supertaça e ainda um tetracampeonato nacional, estando presente na equipa do 'penta' em 1999, então sob a liderança de Fernando Santos.
Durante este período, o camisola 28 teve como companheiro de equipa o compatriota Andrzej Wozniak, contratado em 1996/97. O guarda-redes realizou apenas 12 partidas nessa época, mas juntos alcançaram o campeonato e a Supertaça.
Já no século XXI, o médio Przemyslaw Kazmierczak foi reforço em 2007/08, depois de ter dado nas vistas na época anterior ao serviço do Boavista, cedido pelo Pogon Szczecin. A aventura - 19 jogos efetuados - durou apenas um ano, mas o suficiente para se despedir com o título de campeão nacional, o 'tri' sob às ordens de Jesualdo Ferreira.
O último polaco a vestir a camisola do FC Porto foi Pawel Kieszek. Ainda no ativo, aos 41 anos, o guarda-redes somou quatro jogos, tendo feito parte da época histórica em 2010/11. Com André Villas-Boas como treinador, recorde-se, os dragões venceram a Liga, a Taça de Portugal e a Liga Europa.
Uns mais, outros menos, a verdade é que todos os jogadores polacos deixaram a sua marca na história do FC Porto. Por isso, a 'herança' é pesada para Jan Bednarek, que tentará ajudar um clube a voltar aos tempos de glória. O título de campeão escapa há três temporadas e há legítimas aspirações na Liga Europa 2025/26.
Leia Também: Bednarek já treinou pelo FC Porto, mas teve de passar por 'praxe'
Leia Também: Super Dragões 'limpam' polémicas e atiram: "Não existe qualquer problema"