Jan Bednarek chegou, esta segunda-feira, a Portugal, para satisfazer as pretensões de Francesco Farioli, que alertou, desde cedo, a direção liderada por André Villas-Boas para a necessidade de dotar a defesa do FC Porto de um elemento de experiência comprovada, na sequência da saída de Iván Marcano, que terminou contrato e optou por colocar um ponto final na carreira, aos 38 anos de idade.
O internacional polaco contava com diversos interessados (entre eles, a AS Roma, que terá demonstrado disposição para investir qualquer coisa como dez milhões de euros na sua aquisição, no passado mercado de transferências de inverno), particularmente, depois de a sua cláusula de rescisão ter 'tombado' para os 7,5 milhões de euros, na sequência da despromoção do Southampton ao Championship.
O jogador de 29 anos de idade optou por não acompanhar os saints rumo ao segundo escalão do futebol inglês, preferindo seguir viagem rumo à Cidade Invicta, onde o aguardava um contrato válido para as próximas quatro temporadas, com a garantia de que será um 'pilar' na renovação do plantel que está a ser colocada em marcha pela estrutura azul e branca.
Mas, afinal, quem é Jan Bednarek?
Natural da cidade de Slupca, na Polónia, Jan Bednarek deu os primeiros passos no mundo do futebol ao serviço do MSP Szamotuly. No entanto, não demorou a captar a atenção do Lech Poznan, que, em 2012, detetou potencial para explorar no então jovem de apenas 16 anos de idade e o integrou nas suas camadas jovens.
Donos de uns imponentes 1,90m de altura, o defesa-central precisou de apenas um ano nos escalões de formação para convencer o treinador da equipa principal, Mariusz Rumak, a promovê-lo diretamente a... titular, tendo a estreia ocorrido a 23 de setembro de 2013, no triunfo conquistado na visita ao Piast Gliwice, por 0-2.
Seguiu-se um empréstimo ao Gornik Leczna, em 2015/16, para ganhar 'rodagem'. Na temporada seguinte, regressou a 'casa' com outro tipo de argumentos, impôs-se e não passou despercebido ao Southampton, que, no final da mesma, não hesitou em pagar qualquer coisa como seis milhões de euros para o 'resgatar'.
2017/18 foi de adaptação... e 2018/19 de início de afirmação. Nessa época, foi utilizado em 27 jogos. Na seguinte, 39, na outra 42 e na outra 34. Já em 2022/23, foi emprestado ao Aston Villa, com a expetative de dar um 'salto' na carreira, mas o 'tiro saiu-lhe pela culatra', visto que foi utilizado em apenas quatro partidas, antes de ser devolvido ao St. Mary's Stadium, a meio da época.
Na segunda metade da mesma, somou 23 utilizações, mas não conseguiu evitar aquela que seria a primeira despromoção da carreira. Foi colocado à prova, no Championship, e revelou-se peça fundamental do regresso à Premier League, apenas um ano depois, depois de ter participado em 47 desafios. Em 2024/25 'tombou', uma vez mais, ao segundo escalão, e, desta feita, disse 'basta'.
Perfil de capitão
Destro, forte nos duelos individuais, imperial no ar e com qualidade de passe. Jan Bednarek chega ao Dragão com 'credenciais' para lutar com Nehuén Pérez, Zé Pedro e o também reforço de verão Dominik Prpic por um lugar no centro da defesa do FC Porto.
A estas virtudes, junta, ainda, o perfil de capitão, que exibiu, não só no Southampton, como também na principal seleção polaca, que representou em 69 ocasiões durante a carreira. Agora, ao serviço da formação azul e branca, procurará 'fazer esquecer' Iván Marcano.
Leia Também: Bayern Munique fecha o 'bolo'. Eis o que rende Luis Díaz ao FC Porto