João Félix esteve a um passo de reforçar o Benfica, porém, acabou mesmo por rumar ao Al Nassr, não só para ser treinado por Jorge Jesus, mas também para jogar ao lado de Cristiano Ronaldo, após conversas cruciais para um 'desvio' de Portugal para a Arábia Saudita.
A resistência do Chelsea nas negociações com os encarnados fez-se sentir até ao último suspiro e, quando até existia uma grande expetativa para que o avançado de 25 anos assistisse à Eusébio Cup no Estádio da Luz, eis que uma chamada de CR7 fez mudar tudo.
Embora não sejam (ainda) valores oficiais, o clube de Riade terá investido 30 milhões de euros fixos pela aquisição do internacional luso, com 20 milhões em variáveis, tratando-se de números bastante acima daqueles que o Benfica pretendia oferecer.
Boa relação não é novidade
Após uma temporada (2018/19) de sucesso no Benfica, João Félix estreou-se pela principal seleção nacional em junho de 2019, às ordens de Fernando Santos, nas 'meias' da Liga das Nações, que ficaram marcadas pelo hattrick de Cristiano Ronaldo diante da Suíça (3-1). A primeira edição da prova, como todos sabemos, traduziu-se em festa para Portugal.
Desde então, os dois internacionais portugueses sempre mostraram ter uma boa relação dentro das quatro linhas, atendendo à quantidade de vezes que se cruzaram em campo, ao serviço das quatro linhas, até que surgiu uma polémica no Campeonato da Europa de 2024.
João Félix foi consolado por grande parte dos companheiros da seleção nacional, após ter sido o único jogador a falhar um penálti nos 'quartos' do Euro'2024.© Getty Images
A viver mais um momento instável na sua carreira, João Félix foi 'tramado' pelo poste no desempate por grandes penalidades diante de França (0-0, 3-5 após g.p.), no dia 5 de julho de 2024, acabando por enfrentar inúmeras críticas na eliminação de Portugal nos 'quartos', sendo que nem a fúria de CR7 com a eliminação passou despercebida - uma vez que o capitão não foi visto, em público, a apoiar o compatriota.
O calor do momento não afetou a relação entre os dois avançados lusos e, curiosamente, um ano depois, Cristiano Ronaldo acabou por ser um dos grandes responsáveis para que João Félix passasse a partilhar balneário consigo de forma mais frequente. Pelo meio, uma conquista da Liga das Nações, no passado dia 8 de junho, diante de Espanha (2-2, 5-3 após g.p.), permitiu que ambos festejassem mais um título por Portugal.
Um passo atrás na carreira?
João Félix apresentou-se ao mundo do futebol como um dos grandes talentos da geração, mas o passado recente do português não tem sido nada fácil. Já depois de passar pela formação do FC Porto, o avançado rumou às camadas jovens do Benfica em 2015/16 e acabou por se estrear pela equipa principal das águias na época 2018/19, ainda às ordens de Rui Vitória, sendo que foi já sob o leme de Bruno Lage que acabaria por ser transferido para o Atlético de Madrid, no verão de 2019, a troco de 126 milhões de euros.
As coisas nem correram propriamente mal no início, porém, os desentendimentos com Diego Simeone levaram a que João Félix fosse 'desaparecendo' do mapa de protagonistas, com empréstimos a Chelsea e Barcelona, a anteceder a transferência, em definitivo, para os blues, no verão passado. Em Londres, não houve espaço para a afirmação desejada e, após meia época, foi cedido ao AC Milan, de Sérgio Conceição, partindo agora para a Arábia Saudita.
À priori, a nível competitivo, este até pode parecer um passo atrás na carreira de João Félix, porém, há que realçar que muitos jogadores que têm brilhado na Arábia Saudita já conseguiram regressar pela 'porta grande' à Europa, como foi o caso de Gabri Veiga, contratado pelo FC Porto ao Al-Ahli Jeddah. Há ainda a vontade do próprio avançado em voltar, um dia, ao Benfica. Será depois dos milhões das Arábias? A seu tempo saberemos...
Leia Também: Oficial: Al Nassr anuncia João Félix e 'mata' sonho do Benfica