"As pessoas não foram justas com o meu irmão. Não foi uma decisão fácil…"

Jogador do Athletic Bilbao tornou-se no primeiro capitão negro do clube, mas o foco virou-se para a permanência do seu irmão no emblema basco até 2035, sendo que teve o interesse de clubes como o Barcelona e o Bayern Munique.

BILBAO, SPAIN - FEBRUARY 23: Nico Williams of Athletic Club celebrates scoring his team's fifth goal with teammate Inaki Williams during the LaLiga match between Athletic Club and Real Valladolid CF at Estadio de San Mames on February 23, 2025 in Bilbao,

© Getty Images

Davide Rodrigues Araújo
29/07/2025 14:18 ‧ ontem por Davide Rodrigues Araújo

Desporto

Espanha

Iñaki Williams tornou-se, esta terça-feira, no primeiro capitão negro da história do Athletic Bilbao e, em declarações numa conferência de imprensa para o efeito, demonstrou orgulho nessa conquista. No entanto, a conversa acabou por mudar de tema para a permanência do seu irmão no emblema basco até 2035, sendo que teve o interesse de clubes como o Barcelona e o Bayern Munique.

 

"O Nico pôde escolher porque teve muitas ofertas e foram muitas as equipas que concorreram por ele, pois ele é um jogador do mais alto nível e tinha uma cláusula que podia ser fácil de bater. Era um doce para as grandes equipas. Não foi fácil porque todo o barulho externo podia fazê-lo duvidar, mas ele tomou a melhor decisão", começou por dizer em declarações em conferência de imprensa.

"A nível familiar, foi um pouco complicado porque falava-se muito do meu irmão e muito do que foi dito sobre o Nico é mentira. A única coisa que ele fez foi permanecer em silêncio. Todos têm o direito de pensar e refletir sobre seu futuro. Em muitos momentos durante o verão, as pessoas não foram justas com o meu irmão. Quando alguém vai a um restaurante e veem a carta, às vezes demoram minutos a escolher. A decisão do meu irmão não era fácil", confessou.

"A maturidade de Nico tem sido incrível, com um leque bem alargado, ele apostou no Athletic, que é um clube que está a dar passos de gigante, e temos uma das melhores equipas nestes 12 anos em que estou na equipa principal", continuou Iñaki Williams.

"O meu irmão tinha a decisão bastante clara, mas tinha de se redigir um contrato de longa duração. Aconteceram coisas que criaram muita confusão, como vandalizar o mural, partir uma janela do carro... Ele decidiu com o coração e a ambição. Decidiu estar connosco e deixar seu legado aqui, assim como Julen Guerrero fez na sua altura, e ser uma referência por querer fazer aqui o seu caminho", acrescentou o internacional pelo Gana.

"[Ser o primeiro capitão negro do clube] Significa muito. Parece coincidência quando minha mãe e meu pai deram à luz em Bilbau... mas é o destino. Temos a sorte de representar muitas pessoas que vêm de fora para o seu ganha-pão e ser uma referência, tanto no País Basco como em Espanha, é importante. Somos pessoas de uma família humilde e expor isso é bom para todos. A extrema-direita está na moda e nós que temos voz tentaremos calar bocas e derrubar barreiras", concluiu.

De recordar que Nico Williams esteve muito perto de reforçar o Barcelona e o Bayern Munique devido a uma cláusula de rescisão incluída no seu contrato avaliada em cerca de 58 milhões de euros. No entanto, o extremo internacional espanhol acabou mesmo por renovar e 'despachar' esta cláusula, reforçando-a para os 100 milhões de euros e acabando por extender o seu vínculo com o clube do País Basco até 2035.

Leia Também: Oficial: Nico Williams 'nega' Barça e renova com Athletic Bilbao até 2035

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Candidatos do Benfica em 'guerra' sobre voto eletrónico: "Isto não é..."

Benfica

Candidatos do Benfica em 'guerra' sobre voto eletrónico: "Isto não é..."

Liga portuguesa

ClubeJPts
1AVS00
2Alverca00
3Arouca00
4Benfica00
5C.D. Nacional00
6Casa Pia00
7Estoril00
8Estrela00
9FC Porto00
10Famalicão00
11Gil Vicente00
12Moreirense00
13Rio Ave00
14Santa Clara00
15Sp. Braga00
16Sporting00
17Tondela00
18Vitória SC00
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Os horários do GP da Hungria de Fórmula 1, último antes da pausa

Fórmula 1

Os horários do GP da Hungria de Fórmula 1, último antes da pausa

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas