Sporting e Benfica vão dar, na próxima quinta-feira, pelas 20h45 (hora de Portugal Continental), o 'tiro de partida' na temporada de 2025/26 do futebol português, com o tão aguardado dérbi lisboeta da Supertaça Cândido de Oliveira, que terá lugar no Estádio do Algarve, e no qual um dos nomes mais badalados será, inevitavelmente, o de... Viktor Gyokeres.
O internacional sueco seguiu viagem rumo ao Arsenal, na sequência daquela que foi uma das maiores 'novelas' do mercado de transferências de verão, depois de a direção liderada por Frederico Varandas ter 'esticado a corda' e garantido um encaixe financeiro na ordem dos 65 milhões de euros, que ainda poderá ascender aos 76 milhões de euros, mediante o cumprimento de objetivos individuais e coletivos.
Se os leões vencerem os eternos rivais, dir-se-á que não há motivos para temer e que a transição para uma nova era está assegurada. Se perderem, dir-se-á que o 'fantasma' do avançado natural de Estocolmo, que somou 97 golos e 27 assistências ao cabo de 102 partidas oficiais, ainda paira sobre Alvalade.
Certo é que Bruno Lage estará, certamente, mais aliviado sabendo que não terá pela frente o jogador de 27 anos de idade, visto que, nos dois últimos anos, este demonstrou uma especial apetência para 'fazer estragos', diante dos encarnados. Os números não deixam, de resto, margem para dúvidas.
Um autêntico 'caça-águias'
O primeiro dérbi lisboeta de leão ao peito, a 12 de novembro de 2023, até nem correu da melhor maneira, visto que as águias triunfaram, na Luz, por 2-1. Ainda assim, Viktor Gyokeres fez o gosto ao pé. Um feito que viria a repetir, no segundo, a 29 de fevereiro de 2024, quando marcou o golo da vitória, por 2-1, na primeira mão das meias finais da Taça de Portugal.
A equipa então comandada por Ruben Amorim viria a carimbar o passaporte para a final da prova-rainha do futebol nacional, a 2 de abril... com uma assistência do escandinavo para Morten Hjulmand, num embate que terminou empatado a duas bolas. Seguiu-se, então, um interregno.
Quatro dias depois, os 'vizinhos' voltaram a defrontar-se, desta feita, para a 28.ª jornada da I Liga. A formação verde e branca venceu, por 2-1, graças a um 'bis' de Geny Catamo, naquele que foi o único dérbi da estadia em Portugal no qual o goleador não conseguiu 'molhar a sopa'.
A 29 de dezembro de 2024, assistiu Geny Catamo para o golo da vitória do Sporting, por 1-0. A 11 de janeiro de 2025, marcou o tento que 'empurrou' a final da Taça da Liga para o desempate por grandes penalidade, onde acabaria por 'tombar'. A 10 de maio de 2025, foi após um passe seu que Francisco Trincão fez o gosto ao pé, no empate a uma bola, na Luz, que deixou 'escancaradas' as portas do título. E, finalmente, no passado dia 25 de maio, converteu a grande penalidade que abriu caminho à 'remontada', na final da Taça de Portugal. É obra.
Entre a Supertaça Cândido de Oliveira e o último Sporting-Benfica sem Viktor Gyokeres, irão passar-se, precisamente, 802 dias. Foi a 21 de maio de 2023, terminou empatado a duas bolas... e deixou os encarnados com 'via aberta' para a conquista do último título de campeões nacionais, que viriam a garantir, na última jornada.
Quem pega no testemunho?
O legado está lá, pelo que resta, agora, saber em quem o treinador do Sporting, Rui Borges, irá depositar a confiança de ser capaz de dar-lhe continuidade. Na pré-temporada, esta tarefa coube, maioritariamente, a Conrad Harder, que 'herdou' de Viktor Gyokeres a camisola número 9, mas há sempre espaço para surpreender.
Rodrigo Ribeiro, acabado de regressar a Alvalade após um período de empréstimo passado ao serviço do AVS (onde só conseguiu marcar um golo ao cabo de 23 partidas oficiais), também mereceu uma oportunidade, nos mais recentes encontros de cariz particular, pelo que não é um nome a descartar.
Há, finalmente... Luis Suárez, o homem eleito pela direção liderada por Frederico Varandas para fazer face, precisamente, à saída do goleador escandinavo. O internacional colombiano foi adquirido ao Almería, a troco de 20 milhões de euros (ao que podem acrescer cinco milhões de euros, em bónus), pelo que pode ser lançado, de imediato, às águias.
Leia Também: "Supertaça? O Sporting com o Gyokeres era considerado o favorito"