Ricardo Mangas chegou, ao final da noite de segunda-feira, ao Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, com o objetivo de realizar os tradicionais exames médicos e assinar um contrato válido para as quatro próximas temporadas com o Sporting.
"Estou muito feliz, muito feliz mesmo", afirmou, sucintamente, o lateral-esquerdo, que está, desta maneira, a um curto passo de consumar o regresso ao futebol português, apenas um ano depois de ter sido adquirido pelo Spartak Moscovo ao Vitória SC, a troco de uma verba na ordem dos dois milhões de euros.
Rui Borges conhece bem o jogador de 27 anos de idade, visto que o orientou, não só em Guimarães, como também no Mirandela, numa fase precoce da carreira de ambos, pelo que, agora, terá a oportunidade de o reencontrar, em Alvalade.
Ao que tudo indica, a direção liderada por Frederico Varandas irá investir qualquer coisa como 300 mil euros na contratação do algarvio, podendo esta verba ascender a um milhão de euros, mediante o cumprimento de objetivos de natureza individual e coletiva.
Conhece bem... o Benfica
Ricardo Mangas pode sentir o primeiro 'cheirinho' do que é ser jogador do Sporting já na próxima quinta-feira, pelas 20h45 (hora de Portugal Continental), caso Rui Borges opte por convocá-lo para o dérbi lisboeta da Supertaça Cândido de Oliveira, perante o Benfica, no Estádio do Algarve.
O canhoto conhece bem os eternos rivais do novo clube, visto que foi um dos clubes pelo qual passou, durante a formação, entre 2010 e 2016. Pelo meio, somou, ainda, passagens por Nazarenos, Marítimo Olhanense, Ferreiras, CB Portimão, Tondela, Mirandela e Desportivo das Aves.
Já enquanto sénior, representou, ainda, Boavista, Bordeaux, Vitória SC e, mais recentemente, Spartak Moscovo. A experiência russa acabou, de resto, por não correr da melhor maneira, uma vez que, no espaço de um ano, foi utilizado em apenas 18 jogos, ao cabo dos quais somou dois golos.
Gyokeres desbloqueou o mercado
A chegada de Ricardo Mangas a Lisboa ocorre menos de 24 horas depois de Luis Suárez ter sido formalmente como reforço do Sporting para a nova temporada, na sequência de um negócio que valeu ao Almería um encaixe financeiro de 22,1 milhões de euros, mais 5,2 milhões de euros em bónus.
O lateral-esquerdo irá tornar-se, de resto, na sexta 'cara nova' do plantel dos bicampeões nacionais para 2025/26, seguindo as pisadas, não só do avançado colombiano, como também de Giorgi Kochorashvili (vindo do Levante, por 5,5 milhões de euros), Rui Silva (vindo do Real Betis, por 4,7 milhões de euros), Alisson Santos (vindo do Vitória, por 2,1 milhões de euros) e João Virgínia (vindo do Everton, a 'custo zero').
O investimento total por parte da direção liderada por Frederico Varandas irá, assim, aproximar-se dos 35 milhões de euros, impulsionado, em grande parte, pela venda de Viktor Gyokeres ao Arsenal, que rendeu qualquer coisa como 65,8 milhões de euros, com a expetativa de vir a ascender aos 76 milhões de euros, dependente do rendimento desportivo que este conseguir colocar em prática, em Londres.
Leia Também: Oficial: Luis Suárez é o sucessor de Gyokeres no Sporting