A apenas dois dias de mais um dérbi entre Sporting e Benfica, Rui Borges projetou, esta terça-feira, a final da Supertaça Cândido de Oliveira, tendo ainda quebrado o silêncio em torno da polémica saída de Viktor Gyokeres do clube de Alvalade.
"Será um jogo muito disputado, acima de tudo. Com as duas melhores equipas, assim ditou o campeonato da época passada. Será um jogo difícil perante uma pré-época diferente, de um lado e de outro. Acredito que são duas equipas preparadas para a exigência de uma final e para a disputa de um troféu", começou por dizer, em declarações à Sport TV, antes de ser questionado sobre a saída de Viktor Gyokeres.
"O Viktor é um jogador que marcou uma era no Sporting e no futebol português. Não fugimos a isso, como é lógico, mas é passado. Infelizmente ou não, é passado. Foi um jogador importante nas duas últimas épocas de conquistas do Sporting. Vamos sempre ser muito gratos ao que o Viktor nos deu ao longo deste tempo, mas já estamos noutra fase. Olhamos para a frente, com jogadores novos. Tentamos reinventarmo-nos com o que temos, com aquilo que é o nosso plantel e com a chegada de novos jogadores. Temos de continuar a ser fortes. É o dia a dia do futebol. Já passaram grandes jogadores pelo Sporting, como o Viktor. Foram embora e o Sporting continuou a ganhar. Dos jogadores aos treinadores, toda a gente vai, mas o clube é sempre o mesmo e fica. Continua com a sua grandeza e exigência. Agradecidos ao máximo por tudo aquilo que ele nos deu. Já estamos a olhar para outro caminho, com outra forma de estar e pensar. Temos de continuar a ser competentes, competitivos e vitoriosos", vincou de seguida.
"Mágoa? Penso que não, da nossa parte penso que não. São coisas normais do futebol. Cada um luta por aquilo que é o seu clube, o seu agenciamento. É preciso ter alguma paciência também. Independentemente disso, não mexeu com a parte técnica, com o grupo. Entram e saem jogadores de todo o lado em todos os clubes. Olhamos para a frente, com outros jogadores e reinventamo-nos", completou sobre o tema.
Rui Borges foi ainda desafiado a falar da chegada de Luis Suárez para render Viktor Gyokeres, numa altura em que também Ricardo Mangas poderá ser oficializado como reforço. Para além disso, deixou ainda uma mensagem de fairplay para o dérbi da Supertaça Cândido de Oliveira, que se disputa esta quinta-feira, a partir das 20h45 (horário de Portugal Continental), no Estádio do Algarve.
"O Suárez é alguém que já tínhamos algum tempo identificado. Sabíamos de antemão que o Viktor Gyokeres podia sair. Estávamos um pouco precavidos. É um jogador de quem esperamos muito. Acredito que vai marcar a sua passagem pelo Sporting e vai ajudar a equipa a continuar a ser forte. É diferente do Viktor, mas acredito que será um jogador importante. Ricardo Mangas? Para já, ainda não foi anunciado. Não me vou alongar muito sobre isso. Apenas posso dizer que é alguém que conheço", assinalou.
"O Maxi continua em dúvida para o jogo. Acreditamos que possa estar disponível para disputar a Supertaça. Há muito otimismo da nossa parte e do atleta também. Matheus Reis? Está castigado. Dificilmente poderemos contar com ele, infelizmente. Teve um desempenho muito bom nesta pré-época", acrescentou ainda Rui Borges.
"Espero que, acima de tudo, seja um belíssimo jogo, com duas grandes equipas, com paixão e exigência, mas sem passar os limites. Um apelo aos nossos adeptos, que possam aparecer em força. Foram muito importantes para acreditarmos no bicampeonato e na dobradinha. Acredito que lá estarão e não nos deixarão sós, a dar força quando mais precisarmos, para ultrapassar uma grande equipa do outro lado", rematou.
[Notícia atualizada às 12h35]
Leia Também: Gyokeres já treina com as cores do Arsenal e houve receção 'calorosa'