Cancro colorretal e síndrome do intestino irritável. Apesar de serem duas condições que afetam alguns órgãos de forma idêntica, a verdade é que estes problemas não poderiam ser mais diferentes entre si. Um gastroenterologista explicou tudo o que precisa de saber sobre estas duas condições.
"Embora variem em gravidade e tratamento, os seus sintomas podem sobrepor-se e às vezes levar a confusão e diagnóstico tardio", explicou Kiran Peddi ao ‘website’ Only My Health. Em primeiro lugar, começou com uma definição mais geral de ambos.
Em relação ao cancro colorretal revela que "é um tipo de cancro que se desenvolve no cólon ou no reto". Diz ainda que "o primeiro e mais longo segmento do intestino grosso é o cólon". Explica que se não for tratado é um cancro que pode espalhar-se para outras partes do corpo.
Já em relação à síndrome do intestino irritável revela que é uma doença mais comum e de longa duração que leva a dores abdominais e a diferentes hábitos intestinais. Podem não existir sinais visíveis desta condição.
"Esta síndrome não aumenta o risco de desenvolver doenças mais graves, como cancro do cólon, nem danifica o tecido do trato gastrointestinal. Em vez disso, é uma doença crónica que a maioria das pessoas consegue controlar com medicamentos e mudanças no estilo de vida", revela.
Leia Também: Estudo revela ligação forte entre hábito comum e cancro do pâncreas
Os sintomas de cancro colorretal e síndrome do intestino irritável que podem ser idênticos
Embora sejam condições diferentes, existem sintomas que podem ser os mesmos e é preciso ter especial atenção para não confundir estes dois problemas. Aponta a dor abdominal, cólicas, prisão de ventre, diarreia, inchaço e dificuldade em engolir como alguns dois sintomas mais comuns que se repetem.
Desta forma, como é que podem ser distinguidas estas duas condições. Kiran Peddi aponta que a idade é um dos fatores que as diferencia. "O cancro colorretal é mais prevalente em adultos mais velhos, enquanto a síndrome pode ocorrer em qualquer idade."
No que diz respeito ao prolongar dos sintomas, também à diferenças. Em relação à síndrome acabam por ser persistentes, a longo prazo e sem piorar. Já no caso do cancro aumentam com tempo.
Sangue nas fezes pode ser comum nos dois, apesar de ser mais preocupante no caso do cancro. Depois, é importante ter em conta a perda de peso. Se for repentina e inexplicável poderá ser uma suspeita de cancro.
Como tratar o cancro colorretal e a síndrome do intestino irritável
Existem algumas formas de tratar e viver com estes dois problemas. Algumas mudanças nos hábitos diários podem melhorar a qualidade de vida dos pacientes. No caso da síndrome do intestino irritável uma alteração da dieta pode trazer melhorias.
O especialista aponta que o aumento do consumo de fibras, como frutas e vegetais pode ajudar. Deve ainda beber pelo menos 240 ml de água todos os dias. O consumo de café também deve ser evitado, assim como de chocolate e refrigerantes.
Deverá ainda apostar na atividade física, em deixar de fumar e fazer refeições com porções mais pequenas. No caso do cancro do cólon, o tratamento é feito através de uma cirurgia. "O tratamento depende sempre do estágio e da saúde em geral dos pacientes."
Leia Também: Estudo. Dieta vegetal pode reduzir risco de quatro cancros mortais em 25%