O avô do suspeito do tiroteio que matou dois bombeiros, este fim de semana, em Idaho, nos Estados Unidos da América, levanta o véu sobre o que poderá ter motivado o crime. O suspeito, cuja identidade foi entretanto revelada, é Wess Val Roley e tem 20 anos de idade.
Segundo partilhou o seu avô, o jovem sonhava em fazer parte deste departamento de bombeiros, tendo sido, contudo, rejeitado devido à sua altura.
"Ele respeitava verdadeiramente as forças da autoridade, adorava os bombeiros, não fazia sentido ele estar a atirar sobre bombeiros. Talvez tenha sido rejeitado ou algo assim", afirmou o avô, acrescentando ainda que sabia que o neto "tinha estado em contacto para arranjar um emprego junto da corporação".
"Ele queria fazer parte da equipa que ele, de certa forma, idolatrava", acrescentou o familiar.
Recorde-se que dois bombeiros foram mortos e um ficou ferido numa emboscada durante um incêndio em Idaho. A Sky News indica que os bombeiros foram mortos depois de pedir ao suspeito para mudar o carro de sítio, uma versão que não colide com a teoria avançada pelo avô, mas que também ainda não é oficial.
Wess Roley, 20, most recently lived in Phoenix, Arizona, but appears to have family in Idaho about an hour’s drive from the location of the June 29 shooting. pic.twitter.com/8GsRaDlPX2
— AMERICA FIRST 🇺🇸 WATCH DOGS (@DavideZ1911) June 30, 2025
O chefe da polícia de Kootenai County, Robert Norris, indicou que o jovem tirou a própria vida depois do crime. "Acreditamos que foi o suspeito que começou o incêndio. Foi uma emboscada total, estes bombeiros nem tiveram hipótese", disse.
Segundo a imprensa internacional, o jovem seria residente em Phoenix, Arizona, mas tinha-se mudado há pouco tempo para Idaho, onde morava o pai, para trabalhar na sua empresa de corte de árvores. Segundo o avô, o trabalho que executava deu-lhe os conhecimentos necessários para ajudar no combate aos incêndios florestais.
Tinha também formação em armas de fogo e costumava aventurar-se na caça aos porcos.
Contornos da "emboscada"
Dois bombeiros foram mortos e um terceiro foi ferido no domingo, quando respondiam a um incêndio numa comunidade montanhosa do norte do estado norte-americano de Idaho.
O ataque viria a terminar cerca de cinco horas mais tarde, quando o atacante, descrito como um franco-atirador, foi encontrado sem vida por uma equipa de resposta tática, junto a uma arma de fogo.
"Temos atualmente um atirador morto com base na investigação preliminar que estava a ser conduzida. Lembrem-se de que havia um incêndio que se aproximava rapidamente do corpo, pelo que tivemos de recolher o corpo e transportá-lo para outro local. Acreditamos que este é o único atirador que se encontrava na montanha naquela altura", disse o xerife.
Três vítimas dos disparos chegaram ao hospital Kootenai Health, segundo a sua porta-voz, Kim Anderson. Duas morreram à chegada e a terceira estava a ser tratada devido a ferimentos, acrescentou a mesma fonte, de acordo com a agência Associated Press. O estado do bombeiro ferido ainda não é conhecido.
Coeur d'Alene é uma cidade de 55.000 habitantes perto da fronteira com o estado de Washington. A montanha Canfield, nos arredores, é uma área popular para caminhadas e ciclismo, coberta de árvores e arbustos e atravessada por vários trilhos.
Leia Também: "Emboscada" nos EUA: Homem terá ateado fogo e depois matou dois bombeiros