Embaixador dos EUA em Israel sugere que bombardeiros "visitem o Iémen"

O embaixador dos Estados Unidos em Israel, Mike Huckabee, sugeriu hoje que os bombardeiros B-2 norte-americanos "talvez tenham de visitar o Iémen", após o disparo pelos rebeldes Huthis iemenitas de um míssil intercetado em território israelita.

Mike Huckabee

© Kevin Dietsch/Getty Images

Lusa
01/07/2025 20:50 ‧ há 10 horas por Lusa

Mundo

Israel

"Pensávamos que não haveria mais mísseis em Israel, mas os Huthis acabaram de lançar um contra nós. Felizmente, o incrível sistema de interceção de Israel permite que nos protejamos e aguardemos pela libertação", escreveu Huckabee na sua conta no X.

 

"Talvez os bombardeiros B-2 tenham de visitar o Iémen!", acrescentou.

A menção de Huckabee aos bombardeiros B-2 refere-se à recente operação "Martelo da Meia-Noite" realizada pelos Estados Unidos entre 20 e 21 de junho, na qual mais de 125 aeronaves, incluindo sete B-2 com bombas destruidoras de 'bunkers' de 13 toneladas, atacaram instalações nucleares no Irão.

As Forças de Defesa de Israel informaram na plataforma Telegram que foi intercetado pela Força Aérea (IAF) "um míssil lançado do Iémen", que levou à ativação do sistema de alerta em várias zonas de Israel.   

O ministro da Defesa israelita, Israel Katz, também comparou a atual ameaça Huthi à do Irão.

"Depois de derrotarmos a serpente em Teerão, derrotaremos também os Huthis no Iémen. Quem levantar a mão contra Israel terá a mão cortada", alertou o ministro num comunicado sobre os aliados do Irão.

Os rebeldes Huthis do Iémen integram o chamado "eixo de resistência" contra Israel liderado pelo Irão, de que fazem parte outros grupos extremistas da região como o libanês Hezbollah, o palestiniano Hamas e a Jihad Islâmica.

Leia Também: Israel reivindica criação de ponte de ajuda humanitária para Gaza

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas