Um avião de pequeno porte despenhou-se, esta tarde de domingo, pouco depois de descolar, no Aeroporto de Londres Southend, em Essex, no Reino Unido.
O incidente ocorreu pelas 16h00, tendo provocado uma enorme coluna de fumo negro, tal como mostram imagens divulgadas nas redes sociais.
“Fomos alertados pouco antes das 16 horas para relatos de uma colisão envolvendo um avião de 12 metros. Estamos a trabalhar com todos os serviços de emergência no local - e esse trabalho vai continuar durante várias horas. Pedimos ao público que evite esta zona, onde seja possível, enquanto decorrem os trabalhos”, apelou a Polícia de Essex, num comunicado citado pelo The Guardian.
O mesmo meio adiantou que, de acordo com o Flightradar24, o avião descolou às 15h48 e tinha como destino Lelystad, nos Países Baixos.
BREAKING NEWS: A devastating plane crash occurred at London Southend Airport, UK.
— Breaking News (@TheNewsTrending) July 13, 2025
A Beechcraft Super King Air light aircraft crashed and exploded into a massive fireball shortly after takeoff, Eyewitnesses described a horrific scene of black smoke and flames, prompting a… pic.twitter.com/9KrHzfgkeg
O aeroporto, por seu turno, confirmou a ocorrência nas redes sociais e assegurou “a trabalhar em estreita colaboração com as autoridades locais”.
“Podemos confirmar que houve um incidente grave no Aeroporto de Londres Southend esta tarde envolvendo uma aeronave de aviação geral. Estamos a trabalhar em estreita colaboração com as autoridades locais e estaremos em condições de fornecer mais informações logo que possível”, escreveu, na rede social X (antigo Twitter).
We can confirm there has been a serious incident at London Southend Airport this afternoon involving a general aviation aircraft. We are working closely with the local authorities and will be able to provide more information as soon as possible.
— London Southend Airport (@SouthendAirport) July 13, 2025
Pelo menos quatro outros voos já foram cancelados.
As autoridades evacuaram o clube de golfe Rochford Hundred e o clube de rugby Westcliff por precaução, devido à proximidade do local.
John Johnson, de Billericay, presenciou o incidente: "Todos nós acenámos aos pilotos e eles acenaram-nos de volta. […] Cerca de três ou quatro segundos após a descolagem, o avião começou a inclinar-se fortemente para a esquerda e, poucos segundos depois, inverteu-se mais ou menos e despenhou-se.”
"Houve uma grande bola de fogo. Obviamente, toda a gente ficou em estado de choque por ter testemunhado o sucedido. Todas as crianças viram e as famílias viram", lamentou, em declarações à PA Media.
Leia Também: Avião turístico cai em França. Os três ocupantes morreram