Mais de 1.300 operacionais estavam no terreno por volta das 07h00 de hoje no combate às chamas nos incêndios que deflagraram em Arouca, Ponta da Barca e Penamacor, de acordo com a Proteção Civil.
O incêndio em Arouca, distrito de Aveiro, mobilizava por essa hora 567 operacionais, apoiados por 178 viaturas.
A aldeia de Fornos de Carvão está a ser evacuada, disse à Lusa fonte do Comando Sub-regional da Área Metropolitana do Porto.
Em Penamacor, no distrito de Castelo Branco, o combate "está a correr favoravelmente", de acordo com o Comando Sub-regional da Beira Baixa.
Encontram-se aí 394 operacionais, auxiliados por 139 veículos, no combate ao fogo com duas frentes ativas, sendo que uma está dominada "a 70%", acrescentou esta fonte.
Já em Ponte da Barca, distrito de Viana do Castelo, combatem o fogo 390 operacionais com o auxílio de 129 veículos. Dos três setores em combate, dois já se encontram "em manobras de consolidação", disse à Lusa o comandante sub-regional do Vale do Ave da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, perto das 04h00.
Rui Costa notou ainda que "todas as populações estão em segurança nas suas localidades".
Ainda de acordo com dados no portal da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), 164 operacionais combatem ainda um incêndio em Mangualde.
Quase todos os concelhos das regiões norte, centro e do Algarve estão hoje em perigo máximo ou muito elevado de incêndio rural, segundo dados do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
[Notícia atualizada às 07h30 com os números de operacionais e viaturas]
Leia Também: Fogos "preocupantes" em Ponte da Barca, Penamacor e Arouca: "Intensidade"