Incêndios. Marcelo está em "contacto permanente" com autarcas

O Presidente da República afirmou hoje que está a acompanhar a evolução dos incêndios em permanente contacto com os autarcas, considerando correta a estratégia de proteger as povoações das zonas atingidas pelo fogo.

marcelo rebelo de sousa

© Getty Images

Lusa
29/07/2025 16:47 ‧ ontem por Lusa

País

Incêndios

"Tenho acompanhado em contacto permanente com os presidentes de câmara e, em particular, com aquele que é mais duradoiro, o fogo que dura há mais tempo, em Ponte da Barca, que já começou há três dias", adiantou Marcelo Rebelo de Sousa, em declarações à RTP 3.

 

Em causa está, segundo o chefe de Estado, um combate ao fogo em zonas de acesso muito difícil, com reacendimentos constantes e com condições meteorológicas "muito más".

Depois de salientar o "empenho imenso" dos operacionais, dos autarcas e das populações, o Presidente da República realçou que a estratégia de combate aos incêndios, perante as dificuldades no terreno, "tem seguido aquilo que é correto" e que passa por proteger as povoações.

Metade dos 175 incêndios registados em todo o país entre o início de segunda-feira e as 11h00 de hoje foram ocorrências noturnas, informou a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC).

Fogo em Ponte de Lima sem meios aéreos por

Fogo em Ponte de Lima sem meios aéreos por "falta de disponibilidade"

"Infelizmente não há disponibilidade de meios aéreos para aqui", disse Carlos Lima, acrescentando que essa informação lhe foi transmitida pela Proteção Civil.

Lusa com Notícias ao Minuto | 16:44 - 29/07/2025

Em conferência de imprensa na sede do organismo, em Oeiras, o comandante Mário Silvestre precisou que, na segunda-feira, foram registadas 124 ocorrências e, entre as 00h00 e as 11h00 de hoje, mais 51.

O incêndio de Lindoso/Ponte da Barca (Viana do Castelo), que consumiu "cerca de 2.000 hectares" entre a noite de sábado e as 08h00 de hoje, "está estabilizado", continuando os "trabalhos de consolidação do mesmo", adiantou a ANEPC.

Incêndio em Arouca

Incêndio em Arouca "é o que mais preocupa", diz Proteção Civil

Os incêndios em Penamacor e Lindoso estão "bastante controlados”, sendo que em Penamacor deve entrar em “resolução nas próximas horas”.

Carolina Pereira Soares com Lusa | 12:12 - 29/07/2025

O primeiro-ministro, Luís Montenegro, e a ministra da Administração Interna, Maria Lúcia Amaral, deslocaram-se hoje à sede da ANEPC para acompanharem a "situação crítica" dos incêndios.

Leia Também: Combate ao fogo em Nisa com mais de 280 operacionais e cinco meios aéreos

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas