Ruben Amorim pode estar em vias de provocar um 'efeito dominó' no mercado de transferências de verão, que culminará com Samu Aghehowa fora do FC Porto, de acordo com informações adiantadas, esta sexta-feira, pelo portal britânico The Athletic.
Isto porque o internacional espanhol terá ganho, nas últimas horas, força nos planos do Newcastle, clube que está em vias de ver o alvo predileto para o reforço da frente de ataque, o esloveno Benjamin Sesko, do Leipzig, 'escapar' para o Manchester United, a troco de uma verba na ordem dos 76,5 milhões de euros, que pode ascender aos 85 milhões de euros, mediante o cumprimento de objetivos.
Os magpies são apreciadores das qualidades do jogador de apenas 21 anos de idade, e terão acompanhado, de perto, aquela que foi a sua primeira temporada de dragão ao peito, a qual terminou com um registo de 27 golos e três assistências ao cabo de 45 partidas de cariz oficial.
A 'ajudar' ao interesse na jovem promessa está o facto de Alexander Isak estar, aparentemente, a forçar a saída. Isto, já depois de o conjunto sediado em St. James' Park ter rejeitado uma proposta formal pelo goleador sueco, no valor de 110 milhões de libras (126,9 milhões de euros).
Além de Samu Aghehowa, também estarão referenciados os nomes de Jorgen Strand Larsen (que o Wolverhampton já avisou não ter qualquer intenção de negociar) e Yoane Wissa (do Brentford), para compor o setor mais adiantado do terreno.
Nas últimas horas, foi, ainda, apontado como hipótese... Vangelis Pavlidis, que teria sido observado por um emissário do Newcastle, na passada quarta-feira, no triunfo conquistado pelo Benfica sobre o Nice, no Allianz Riviera, por 0-2, em jogo a contar para a primeira mão da terceira pré-eliminatória da Liga dos Campeões.
Samu não sairá barato
A direção do Newcastle já estará, de resto, ciente de que a contratação de Samu Aghehowa não sairá nada barata, desde logo, porque em causa está aquele que é o reforço mais caro da história do futebol português, tendo custado já 32 milhões de euros ao FC Porto.
Os dragões começaram por pagar, ao Atlético de Madrid, 15 milhões de euros por 50% dos direitos económicos do internacional espanhol. De seguida, compraram duas outras parcelas, de 15% cada, por um total de dez milhões de euros, tendo os restantes 20% custado sete milhões de euros.
Um verão... difícil
O mercado de transferências de verão está a ser particularmente complicado para o Newcastle, que, apesar do milionário apoio por parte do Fundo de Investimento Privado (PIF) da Arábia Saudita, ainda só conseguiu fechar as contratações de Anthony Elanga (ao Nottingham Forest, por cerca de 60 milhões de euros), Aaron Ramsdale (ao Southampton, por empréstimo) e Antoñito Cordero (a 'custo zero', após o final do contrato com o Málaga).
Além disso, os magpies já perderam a corrida tendo em vista as aquisições, não só de Benjamin Sesko, como também de Liam Delap, João Pedro (ambos para o Chelsea), Hugo Ekitiké (para o Liverpool), Bryan Mbeumo (para o Manchester United), Dean Huijsen (para o Real Madrid) e James Trafford (para o Manchester City).
Leia Também: Newcastle esteve presente no Nice-Benfica... para observar Pavlidis