O hábito matinal mais comum que pode causar um pico de pressão arterial

Ter tensão arterial elevada pode ter graves consequências para a saúde, tais como o aumento da probabilidade de sofrer um ataque cardíaco, um acidente vascular cerebral ou de ter lesões renais.

Pressão arterial

© Shutterstock

Notícias ao Minuto
21/07/2025 08:42 ‧ ontem por Notícias ao Minuto

Lifestyle

Saúde

Se se preocupa com a saúde cardiovascular, provavelmente está a par da importância de manter níveis saudáveis de tensão arterial.

 

Ter tensão arterial elevada pode ter graves consequências para a saúde, tais como o aumento da probabilidade de sofrer um ataque cardíaco, um acidente vascular cerebral ou lesões renais.

Mas sabia que existe um hábito matinal extremamente comum que pode provocar um aumento da pressão arterial?

O hábito de que falamos é: beber café. De acordo com estudos científicos, beber café pode provocar um aumento temporário da pressão arterial.

"A cafeína é conhecida por causar aumentos agudos e de curto prazo da pressão arterial de até 10 mmHg dentro de 30 minutos após o consumo", diz o Yasmine Ali, cardiologista e professora clínica assistente de medicina na Universidade de Vanderbilt, citada pelo site Parade.

Ali explica que o aumento da pressão arterial depende da quantidade de cafeína. Se o seu café não tiver muita cafeína, ou se for descafeinado, se causar um pico, não será tão elevado.

A razão pela qual o café com cafeína pode aumentar temporariamente a tensão arterial é o facto de a cafeína estimular o sistema nervoso simpático e fazer com que as artérias fiquem momentaneamente rígidas.

Porém, não precisa de se preocupar em demasia. "Para a maioria das pessoas, um aumento agudo da tensão arterial devido ao café não é preocupante", explica a especialista.

No entanto, as pessoas com hipertensão grave ou mal controlada devem ser mais cautelosas. "O aumento da pressão arterial pode estar associado, a longo prazo, a um risco acrescido de mortalidade cardiovascular, pelo que estas pessoas devem sempre procurar o conselho do seu médico pessoal para saber se beber café é ou não seguro e, em caso afirmativo, qual a quantidade segura para elas. Por exemplo, o médico pode sugerir que monitorizem a sua pressão arterial em casa depois de beberem uma chávena de café para verem até que ponto está realmente a afetá-los."

Para pessoas saudáveis, desde que o consumo de café seja moderado, não há necessidade de deixar de beber café de manhã. "As diretrizes dietéticas dos EUA sugerem que até 400 mg de cafeína por dia - cerca de três a quatro chávenas de café - é geralmente seguro para adultos saudáveis", indica a cardiologista.

Na verdade, salienta que começar o dia com uma chávena de café é benéfico para a saúde do coração a longo prazo, partilhando: "Um estudo de 2025 concluiu que as pessoas que bebem café de manhã têm um menor risco de morrer de doenças cardiovasculares e um menor risco de mortalidade global em comparação com os consumidores de café durante todo o dia, sendo que os consumidores de café de manhã têm menos 16% de probabilidade de morrer de qualquer causa e menos 31% de probabilidade de morrer de doenças cardiovasculares."

Estudos recentes demonstraram que o consumo regular de café está associado a uma diminuição do risco de desenvolver hipertensão, insuficiência cardíaca e fibrilhação auricular.

Leia Também: Há uma maneira de beber café que o pode ajudar a viver mais

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas