A parte do corpo que muitos negligenciam, mas que deve ser (bem) lavada

Suor, células mortas da pele, sebo, sujidade e outros detritos acumulam-se no umbigo, dando às bactérias muito alimento para se desenvolverem, podendo levar a um odor desagradável, ou até infeções.

Banho, duche

© Shutterstock

Notícias ao Minuto
21/07/2025 14:14 ‧ há 9 horas por Notícias ao Minuto

Lifestyle

Higiene

Quer goste de duches rápidos, ou banhos mais prolongados, há talvez uma zona do corpo que não costuma lavar, ou pelo menos como deveria.

 

Falamos do umbigo. "Os umbigos, mesmo os que estão para fora, mas especialmente os que estão para dentro, são o local perfeito para a proliferação de bactérias. São escuros, húmidos e, muitas vezes, negligenciados durante a limpeza", afirma Geeta Yadav, médica dermatologista e fundadora da FACET Dermatology, citada pelo site Parade.

Yadav explica que o suor, as células mortas da pele, o sebo, a sujidade e os detritos (como a penugem da roupa) acumulam-se no umbigo, dando às bactérias muito alimento para se desenvolverem. Isto pode levar a que o umbigo desenvolva um odor desagradável, podendo também causar infeções.

Leia Também: Costuma deixar a tampa da sanita aberta? É melhor repensar o hábito

Um estudo científico encontrou 67 tipos diferentes de bactérias nos umbigos dos participantes investigado. "As bactérias estão em todo o lado. Existem bactérias 'boas' e 'más' na nossa pele em todos os momentos, e outros fatores - como nadar no oceano, fazer exercício num ginásio, voltar a vestir roupa suja ou dormir com lençóis usados - podem introduzir novas bactérias."

Outro estudo científico concluiu que quanto mais bactérias o umbigo tiver, mais forte é o odor. Nos casos mais extremos de negligência, Yadav diz que os onfalolitos, ou pedras navais, podem-se desenvolver. "Os onfalolitos são massas compostas por sebo, pele morta, pelos e outros detritos que se tornam duros e compactados, semelhantes a um ponto negro antigo. Não são comuns, mas é mais provável que se formem em indivíduos com umbigos muito profundos", alerta a especialista.

"Sempre que tomar banho, deve limpar cuidadosamente o seu umbigo com sabonete líquido."

Leia Também: Dor de dentes? O erro surpreendente que pode ser a causa

Normalmente, usar o dedo para o limpar é adequado, desde que o seu dedo caiba lá dentro. "Basta rodar o seu dedo no interior com sabonete líquido e depois enxaguar bem. Se quiser ser mais minucioso, pode usar uma toalha de rosto."

Em termos de que tipo de produtos de limpeza são melhores para lavar o seu umbigo, a dermatologista partilha que a lavagem do corpo e o seu dedo são normalmente todas as ferramentas de limpeza de que necessita. "Também pode usar um esfoliante químico líquido num cotonete se estiver preocupado com o odor e a acumulação", acrescenta. Mas, se tiver bons hábitos de higiene, lavar o umbigo quando lava o resto do corpo é suficiente.

Por isso, deve lavar o seu umbigo sempre que toma banho ou duche. São necessários apenas alguns segundos, mas garanta que dá ao seu umbigo uma atenção exclusiva.

Leia Também: Lavar as pálpebras: O passo na higiene diária que não deve ser ignorado

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas