Nova ferramenta de IA diagnostica mais casos de doenças cardíacas em 20%

Investigadores biomédicos desenvolveram uma ferramenta de triagem com tecnologia de IA que pode detetar doenças cardíacas ocultas. É a primeira do género e foi projetada para ser usada em conjunto com eletrocardiogramas (ECG).

ECG

© Shutterstock

Mariana Moniz
21/07/2025 18:36 ‧ há 5 horas por Mariana Moniz

Lifestyle

Doenças cardíacas

Nos EUA, uma pessoa morre de doença cardiovascular a cada 34 segundos, de acordo com os Centros de Controlo e Prevenção de Doenças. Quando se trata de questões relacionadas com o coração, mudanças no estilo de vida e na alimentação podem fazer toda a diferença. Mas a prevenção é igualmente importante.

 

Depois de ter sido noticiada, no Best Life, a nova ferramenta de inteligência artificial que permite detetar casos de cancro da mama, cientistas estão agora a utilizar uma tecnologia semelhante para diagnosticar casos de doenças cardíacas - e tem sido significativamente bem-sucedida.

Investigadores biomédicos desenvolveram uma ferramenta de triagem com tecnologia de IA que pode detetar doenças cardíacas ocultas. É a primeira do género e foi projetada para ser usada em conjunto com eletrocardiogramas (ECG).

Ferramenta de IA pode encontrar tumores  'escondidos' de cancro da mama

Ferramenta de IA pode encontrar tumores 'escondidos' de cancro da mama

Investigadores revelaram um novo modelo de detecção por IA que pode localizar com precisão tumores cancerígenos em imagens de mama. A ferramenta não substitui a ressonância magnética (RM), mas pode ser usada para "aumentar a precisão e a eficácia do rastreio por RM de mama", segundo os autores.

Mariana Moniz | 14:29 - 17/07/2025

"Temos colonoscopias, temos mamografias, mas não temos equivalentes para a maioria das formas de doenças cardíacas", afirmou Pierre Elias, autor do estudo e professor assistente de medicina e informática biomédica na Faculdade de Médicos e Cirurgiões Vagelos da Universidade de Columbia, num um comunicado de imprensa citado pelo Best Life.

A ferramenta de triagem com tecnologia de IA em questão intitula-se EchoNext. Analisa dados de ECG e identifica pacientes que devem ser submetidos a exames adicionais, como um ecocardiograma, para detetar possíveis problemas cardíacos estruturais. Estes ocorrem quando existe "uma anormalidade na estrutura ou função das válvulas, paredes, câmaras ou músculos do coração", explica a Cleveland Clinic.

Exemplos incluem: 

  • Doença valvular;
  • Doença cardíaca congénita;
  • Função cardíaca prejudicada;
  • Cardiomiopatia.

Problemas cardíacos estruturais podem representar sérios riscos para a saúde. No entanto, muitos casos passam despercebidos até que ocorra um evento catastrófico. O EchoNext pode mudar isso. Os investigadores relataram que o EchoNect "identificou com precisão doenças cardíacas estruturais a partir de leituras de ECG com mais frequência do que cardiologistas".

Leia Também: Menopausa: 80% das mulheres pode estar a prejudicar a sua saúde cardíaca

Como o Echonext se compara aos eletrocardiogramas

O ECG é um exame padrão usado por cardiologistas para medir os sinais elétricos do coração, bem como os batimentos cardíacos, pode ler-se no site da Clínica Mayo. O exame pode detetar batimentos cardíacos irregulares (arritmias), sinais de bloqueio ou estreitamento das artérias e danos causados por ataques cardíacos anteriores. Como o exame é tão fácil, rápido e indolor, o médico, normalmente, analisa os resultados na hora.

ECGs são rotina em cardiologia, embora existam exceções. "Todos nós aprendemos na faculdade de medicina que não é possível detectar doenças cardíacas estruturais a partir de um eletrocardiograma", revelou Elias.

É aqui que o EchoNext entra em ação. A ferramenta de triagem foi "projetada para analisar dados comuns de ECG para determinar quando uma ecografia cardíaco de acompanhamento é necessário", explicou Elias.

Os investigadores treinaram o modelo usando mais de 1,2 milhão de registos de ECG-ecocardiograma de 230 mil pacientes.

Leia Também: Atenção! Este perigo noturno (oculto) pode levar a doenças cardíacas

O EchoNext superou a detecção humana

Num estudo que avaliou a confiabilidade da ferramenta, os investigadores descobriram que o EchoNext "demonstrou alta precisão na identificação de problemas cardíacos estruturais, incluindo insuficiência cardíaca devido à cardiomiopatia, doença valvular, hipertensão pulmonar e espessamento grave do coração".

O EchoNext também superou cardiologistas na detecção de problemas cardíacos estruturais em 20%. Num estudo que examinou 3200 ECGs, a ferramenta com tecnologia de IA teve uma taxa de sucesso de 77%, enquanto uma equipa de 13 médicos obteve uma precisão de 64%.

"O EchoNext basicamente usa o teste mais barato para descobrir quem precisa de uma ecografia mais cara", disse Elias. "Ele deteta doenças que os cardiologistas não conseguem detetar a partir de um ECG. Acreditamos que o ECG somado à IA tem o potencial de criar um paradigma de triagem totalmente novo."

Leia Também: Insuficiência cardíaca: Cardiologista alerta sobre causa silenciosa

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas