Com o passar dos anos, é normal que a saúde dos ossos fique mais enfraquecida. Especialmente a partir dos 50 anos, é importante que continue a adoptar algumas práticas de modo a evitar problemas de maior no futuro. Um especialista revela o que tem de fazer, especialmente a partir desta idade.
Ao 'website' Only My Health, o ortopedista Naveen Palla explicou alguns dos hábitos que deve adotar de forma a conseguir evitar que os seus ossos fiquem mais fracos com o passar dos anos.
Em primeiro lugar, revelou que o treino de resistência traz vários benefícios. "Se o fizer duas ou três vezes por semana pode aumentar a densidade dos ossos na zona da anca e da coluna em seis meses", começou por dizer.
"Juntar subida de escadas, caminhadas rápidas ou saltar à corda também ajuda. O objetivo é uma carga progressiva, com halteres ou garrafas de água ao longo do tempo, para manter os ossos adaptados."
Leia Também: Revelado potencial biomarcador de diagnóstico rápido de cancro da bexiga
A alimentação por ser também um ponto fundamental. Aqui, o cálcio e a vitamina D são fundamentais. "Pense em cada refeição como um fonte de cálcio, com vários alimentos que contenham."
A vitamina D é facilmente conseguida através da exposição ao sol. "Aposte numa exposição segura ao sol antes das 10 horas por 15 a 20 minutos. Ajuda a estimula a produção de vitamina D."
Prevenir as quedas é mais um passo importante para a sua saúde óssea. "Soluções caseiras simples, como luzes nas escadas, tapetes antiderrapantes, assentos na sanita elevados e barras de apoio resistentes, custam pouco e reduzem as quedas em ambientes fechados."
Por fim, o estilo de vida saudável é também muito importante. "Fumar, beber muito e excesso de peso podem acelerar a perda óssea. Parar de fumar, limitar o consumo de bebidas a duas unidades por dia e consumir proteína em todas as refeições ajuda a retardar a perda óssea."
A melhor dieta para uns ossos fortes
Um estudo revela que há uma dieta, já muito aconselhada por profissionais, que pode ajudar a combater essa possível perda de densidade óssea, noticia a Women's Health A investigação publicada na JAMA Network Open concluiu que a dieta mediterrânica leva a ossos mais fortes.
Esta forma de alimentação é rica em proteína, que ajuda a preservar os músculos que, por sua vez, ajudam os ossos. Além disso, a dieta mediterrânica é rica em cálcio, vitamina D, magnésio, e antioxidantes, que ajudam a mitigar a deterioração dos ossos.
Alimentos que melhoram a saúde óssea
Com o passar dos anos, é provável que comece a perder massa óssea. O melhor é ter atenção ao que consume. Existem alimentos que podem fortalecer os ossos. O 'website' Well+Good falou com duas dietistas para saber em que deve apostar.
Josie Porter e Lauren Twigge revelaram como pode tirar partido da alimentação para fortalecer a saúde óssea. O leite é uma das apostas que deve fazer. "É uma excelente fonte de nutrientes para a construção óssea, como cálcio, fósforo e vitamina D", conta Lauren Twigge.
Por outro lado, o tofu também pode ser benéfico. "Contém muito cálcio, magnésio, zinco, fibras e uma pequena quantidade de potássio. Estes nutrientes estão associadas a maior densidade mineral óssea." Explicam que pode contar até 200 miligramas de de cálcio por cada 100 gramas.
Leia Também: O sinal de cancro colorretal que ator ignorou. "Estava saudável"