Afinal, exatamente quantos ovos devemos comer para saúde cardiovascular?

Muitas vezes escolhido para a primeira refeição do dia, há uma quantidade exata de ovos que pode consumir diariamente para promover a saúde cardiovascular. Descubra qual é.

Comer ovos

© Shutterstock

Notícias ao Minuto
13/08/2025 09:01 ‧ há 11 horas por Notícias ao Minuto

Lifestyle

Ovos

Enquanto há alimentos que sabemos perfeitamente que fazem bem ou mal ao coração, alguns podem deixar dúvidas.

 

É o caso do ovo, mais concretamente, a quantidade que podemos ingerir. Com isso em mente, o site Parade falou com cardiologistas para tentar perceber se, afinal, comer ovos é, ou não, saudável para o coração.

Muitas vezes escolhido para a primeira refeição do dia, há uma quantidade exata de ovos que pode consumir diariamente para promover a saúde cardiovascular.

E qual é? A American Heart Association recomenda comer um ovo por dia; nem mais, nem menos. 

Esta recomendação baseia-se num estudo científico que levou em consideração mais de 500.000 adultos e descobriu que as pessoas que comiam um ovo por dia tinham um risco menor de doenças cardíacas e acidentes vasculares cerebrais.

Mas, se tem por hábito comer dois ovos ao pequeno-almoço na maior parte dos dias da semana, não se preocupe. A quantidade ainda é considerada moderada e, por isso, não preocupante.

Um estudo científico publicado no The American Journal of Clinical Nutrition descobriu que os participantes que comeram pelo menos 12 ovos por semana durante três meses não tiveram um aumento no risco de doenças cardiovasculares.

"Os ovos são uma ótima escolha porque fornecem altos níveis de proteína, e a gema e a clara fornecem uma variedade de vitaminas", indica Mohamed Dahodwala, cardiologista sénior do Saint Anthony Hospital em Chicago e professor clínico associado da Western Atlantic University School of Medicine, à referida publicação. No entanto, a sua recomendação como cardiologista é a mesma: limite-se a um por dia.

“Comer um ovo por dia fornece proteína de alta qualidade, ácidos gordos essenciais e micronutrientes, e não está associado a um risco aumentado de doenças cardiovasculares na população em geral. Alguns estudos sugerem até mesmo uma redução modesta no risco de doenças cardiovasculares ou acidente vascular cerebral com o consumo moderado de ovos”, revela Sergiu Darabant, cardiologista do Miami Cardiac & Vascular Institute, parte do Baptist Health South Florida.

Embora a orientação geral seja comer um ovo por dia para uma saúde ideal, ambos os cardiologistas afirmam que há exceções à regra. Darabant diz que as pessoas com colesterol alto devem ter um cuidado especial com o consumo de ovos.

"Não recomendo aumentar a ingestão atual de colesterol na dieta, pois o consumo elevado de ovos pode contribuir para o excesso de colesterol, especialmente quando combinado com dietas ricas em gordura saturada", afirma. Dahodwala acrescenta que não é boa ideia comer ovos com queijo ou ovos acompanhados de alimentos fritos (como batatas fritas caseiras) se tiver colesterol alto.

Por outro lado, Dahodwala afirma que idosos que estão a sofrer uma perda de peso prejudicial à saúde podem beneficiar de comer mais de um ovo por dia, pois têm maiores necessidades proteicas.

Se for atleta, Darabant afirma que este é outro exemplo em que comer mais do que um ovo por dia pode ser benéfico, embora seja melhor consultar um nutricionista especializado em desporto para obter orientações alimentares adequadas ao seu caso.

Leia Também: Queijo feta: O ingrediente perfeito para três saladas bem frescas

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas