Idade avançada. Trump pede que Murdoch deponha "dentro de 15 dias"

Donald Trump, presidente dos Estados Unidos, e os seus advogados pediram para que o empresário Rupert Murdoch seja ouvido no processo de difamação apresentado (por Trump) por causa de um artigo escrito no Wall Street Journal.

Rupert Murdoch

© Anna Moneymaker/Getty Images

Maria Gouveia
28/07/2025 20:20 ‧ há 8 horas por Maria Gouveia

Mundo

Estados Unidos

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, pediu, esta segunda-feira, a um tribunal para que o bilionário Rupert Murdoch seja ouvido de forma célere no processo de difamação apresentado por causa de um artigo escrito no Wall Street Journal.

 

De acordo com a CNBC, os advogados de Donald Trump pediram ao juiz norte-americano Darrin Gayles para que Murdoch, de 94 anos, deponha dentro de 15 dias. O bilionário tem até dia 4 de agosto (segunda-feira) para responder ao pedido. 

Os advogados do presidente norte-americano referiram a idade avançada de Rupert Murdoch, sugerindo que o empresário possa estar doente ou ter morrido quando o caso for julgado.

"Murdoch tem 94 anos e sofreu vários problemas de saúde ao longo da vida. Acredita-se que tenha sofrido alguns sustos recentes. Esses fatores pesam muito na determinação de que Murdoch poderá não estar disponível para testemunhar no julgamento", disseram.

A defesa de Trump afirmou também que "Murdoch tem vantagem sobre o Trump", uma vez que "tem acesso a todas as informações e documentos relacionados com o artigo difamatório", assim como "à decisão de o publicar". 

"Por outro lado, o presidente Trump tem informações muito limitadas relacionadas ao artigo", notaram os advogados.

A CNBC dá ainda conta de que Murdoch terá recusado o pedido para depor antecipadamente. 

Trump processa jornalistas do WSJ e Rupert Murdoch por difamação

Recorde-se que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, avançou com uma ação judicial contra o empresário Rupert Murdoch, a Dow Jones, a News Corp e dois jornalistas do Wall Street Journal (WSJ). Em causa está um artigo que dá conta da existência de uma mensagem de parabéns a Epstein.

A queixa foi apresentada ao abrigo da lei federal sobre difamação, segundo os registos do tribunal consultados pelas publicações internacionais.

De acordo com o que adianta a imprensa internacional, a ação foi entregue num tribunal federal de Miami, no estado norte-americano da Florida.

Em causa está um artigo do WSJ que revela uma carta escrita, alegadamente, por Donald Trump em 2003. A missiva dirigida a Jeffrey Epstein, no âmbito do seu 50.º aniversário, acabava com uma frase de Trump onde se lia: "Feliz aniversário e que cada dia seja mais um segredo maravilhoso".

Epstein. Trump processa jornalistas do WSJ e Rupert Murdoch por difamação

Epstein. Trump processa jornalistas do WSJ e Rupert Murdoch por difamação

Em causa está um artigo do Wall Street Journal (WSJ) que dá conta da existência de uma mensagem de parabéns a Epstein, na qual Donald Trump terá desenhado uma mulher nua, assim como se referido a um "segredo maravilhoso."

Teresa Banha com Lusa | 22:14 - 18/07/2025

Democratas pedem "livro de aniversário"

Dois democratas da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos enviaram, na sexta-feira passada, uma carta aos executores do testamento de Jeffrey Epstein, onde pedem uma cópia do "livro de aniversário" dos seus 50 anos, uma vez que Donald Trump poderá ter lá escrito um poema. 

Segundo relata o The Guardian, os congressistas californianos, Ro Khanna e Robert Garcia, escreveram na carta que o conteúdo do livro poderá ser "essencial" para perceber de que forma a administração de Trump lidou com este caso. Pedem ainda que lhes seja entregue uma cópia "completa sem censura" até ao dia 10 de agosto.

"O público merece saber a verdade e as vítimas e famílias merecem justiça", afirmou Ro Khanna, que criticou o Congresso por não ter sido votado o seu projeto bipartidário para que fossem tornados públicos os 'ficheiros Epstein'.

Trump escreveu poema a Epstein? Democratas pedem

Trump escreveu poema a Epstein? Democratas pedem "livro de aniversário"

Ro Khanna e Robert Garcia, dois democratas da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos, enviaram uma carta para os executores de Jeffrey Epstein, onde pedem uma cópia do seu "livro de aniversário", tendo em conta que Donald Trump terá lá escrito uma mensagem.

Maria Gouveia | 14:46 - 26/07/2025

Leia Também: Donald Trump revela: "Nunca tive esse privilégio de ir à ilha de Epstein"

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas