"Ucrânia pronta para cessar-fogo". Resposta da Rússia? Não é "clara"

Volodymyr Zelesnky e Emmanuel Macron estiveram à conversa esta quinta-feira e discutiram vários pontos acerca da guerra na Ucrânia, assim como sobre a segurança da Europa. O presidente ucraniano reiterou também que o seu país está "pronto" para um cessar-fogo.

Zelensky e Macron em Paris

© Reuters

Maria Gouveia
07/08/2025 16:43 ‧ há 2 horas por Maria Gouveia

Mundo

Guerra na Ucrânia

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, esteve, esta quinta-feira, à conversa com o presidente francês, Emmanuel Macron, tendo partilhado a suas perspetivas em relação ao diálogo que teve com Donald Trump e reiterou que a Ucrânia está "pronta" para um cessar-fogo. 

 

"Falei com o presidente Emmanuel Macron. Partilhei com ele as perspetivas da Ucrânia sobre a conversa com [o presidente dos Estados Unidos] Donald Trump e com os nossos colegas europeus. Emmanuel informou-se acerca dos seus contactos com outros líderes, aqueles que já ocorreram e os que ainda estão planeados", adiantou na rede social X.

O presidente ucraniano salientou que "estão a coordenar as suas posições" e que veem "igualmente a necessidade de uma visão europeia comum sobre questões-chave de segurança para a Europa": "Depende - tanto agora como a longo prazo - da prudência e eficácia de cada passo dado pela Europa pela América". 

"Concordámos que o trabalho, tanto ao nível dos conselheiros como dos líderes, deve produzir resultados. Continuamos conscientes da necessidade de um verdadeiro cessar-fogo", afirmou.

E sublinhou: "A Ucrânia está pronta para isso [cessar-fogo] e ainda não houve uma resposta clara da Rússia. O futuro deverá mostrar quais serão as consequências se a Rússia continuar a arrastar a guerra e a atrapalhar os esforços construtivos".

Voldymyr Zelensky acrescentou ainda que concordou "discutir com o presidente francês" os resultados das suas conversas com líderes europeus, assim como as de Macron.

Zelensky teve "conversa produtiva" com Trump

Recorde-se que, na terça-feira, o presidente ucraniano revelou ter tido uma "conversa produtiva" com o presidente norte-americano, Donald Trump, onde agradeceu os seus "esforços para uma paz justa e duradoura"

Deu ainda conta de que falaram "sobre sanções contra a Rússia" e que a economia russa "continua em declínio". "É por isso que Moscovo é tão sensível a esta possibilidade [das sanções] e à determinação do presidente Trump".

"Conversa produtiva". Zelensky "grato" a Trump pelos "seus esforços"

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, revelou ter estado à conversa com o presidente norte-americano, Donald Trump, e agradeceu-lhe pelos "seus esforços" na procura de paz no conflito entre a Rússia e a Ucrânia. Referiu ainda que foram discutidas sanções contra os russos.

Maria Gouveia | 17:08 - 05/08/2025

De salientar também que Donald Trump e Vladimir Putin deverão encontrar-se nos "próximos dias". O anúncio surgiu depois de o enviado especial dos Estados Unidos para o Médio Oriente, Steve Witkoff, se ter reunido com o presidente russo.

Por sua vez, o porta-voz do Kremlin revelou que ambas as partes estão a trabalhar nos detalhes [do encontro], sendo que o local da reunião também já foi acordado e será anunciado posteriormente.

"Por sugestão da parte americana, foi acordado, em princípio, realizar uma cimeira bilateral nos próximos dias, ou seja, uma reunião entre o presidente Vladimir Putin e Donald Trump", disse.

Encontro entre Trump e Putin deverá acontecer

Encontro entre Trump e Putin deverá acontecer "nos próximos dias"

Kremlin diz que encontro está planeado para os próximos dias.

Andrea Pinto | 09:13 - 07/08/2025

Leia Também: Reunião "produtiva" entre EUA e Rússia colocará Putin e Zelensky à mesa?

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas