"Acho que faz parte de mim tentar sempre ajudar os que me rodeiam. Às vezes, pode ser difícil para os outros, mas eu exijo muito de mim, em primeiro lugar, e também dos meus colegas, porque acho que não há tempo a perder. É algo natural. Não penso nisso, mas espero que possa trazer essa liderança para o FC Porto", sublinhou o defesa central, em declarações reproduzidas pelos meios oficiais dos 'dragões'.
Jan Bednarek, de 29 anos, vinculou-se ao FC Porto por quatro temporadas, até junho de 2029, e ficou com uma cláusula de rescisão de 60 milhões de euros (ME), chegando proveniente do Southampton, despromovido da Premier League em 2024/25, por 7,5 ME.
"Posso garantir uma coisa aos adeptos: vou dar o meu melhor por este clube e trabalhar o mais arduamente possível em todos os treinos para melhorar e poder ajudar a equipa. Sou um central agressivo, mas também bom com a bola. O mais importante para mim é ser sempre honesto comigo mesmo e orgulhar-me de cada jogo que ganhemos", observou.
O defesa somou 11 golos e quatro assistências em 254 jogos pelo Southampton, entre 2017 e 2025, período no qual chegou a ser emprestado aos também ingleses do Aston Villa, na primeira metade de 2022/23, após ter deixado os polacos do Lech Poznan.
"Tento ser sempre agressivo com os avançados para que não tenham o espaço de que necessitam. Às vezes, nem penso na situação, jogo apenas o meu futebol e tento ajudar a equipa ao vencer todos os duelos possíveis. Claro que, por vezes, os avançados conseguem vencer-me, mas espero que tenha mais vitórias do que derrotas", desejou.
Convencido de que pode trazer força aos 'dragões' nos lances de bola parada, o novo camisola 'cinco' dos 'azuis e brancos' mostrou-se entusiasmado em deixar a sua marca num clube com uma "grande história de centrais" e "levar a equipa para uma dimensão superior".
"Posso acrescentar muito à equipa com a minha experiência. Já disputei muitos jogos internacionais e joguei na Premier League, que é a melhor liga do mundo, então acho que posso ajudar toda a gente a melhorar. É algo que faz parte da minha mentalidade. Na minha posição, consigo ver bem o jogo. Posso prometer muita comunicação e ajuda a partir de trás para sermos corajosos e arriscarmos tudo, de forma a ganharmos jogos e darmos alegrias aos adeptos", apontou.
Com 69 internacionalizações e um golo pela seleção principal da Polónia, Jan Bednarek juntou-se ao guarda-redes João Costa (ex-Estrela da Amadora), ao lateral direito Alberto Costa (ex-Juventus), ao defesa central croata Dominik Prpic (ex-Hajduk Split), ao espanhol Gabri Veiga (ex-Al Ahli) e ao dinamarquês Victor Froholdt (ex-Copenhaga), ambos médios, e ao extremo espanhol Borja Sainz (ex-Norwich) como sétimo reforço do FC Porto para 2025/26.
"Vamos dar o nosso melhor e lutar ao máximo, mas o mais importante é que vamos manter-nos unidos como uma equipa e um clube. Sei que haverá momentos difíceis durante a temporada, mas esperamos que estejam connosco e tenho a certeza de que, se fizerem isso e nos mantivermos juntos, vamos conquistar troféus esta temporada", finalizou.
A contratação de Jan Bednarek foi justificada pelo diretor do futebol profissional do FC Porto, Jorge Costa, com a "oportunidade e vontade de acrescentar qualidade e experiência" às opções do treinador italiano Francesco Farioli, tratando-se de "um líder que só vai fazer bem" ao plantel.
"É importante termos referências e jogadores que possam acrescentar alguma coisa. Não vamos falar só da experiência, porque este é um jogador com muita qualidade e raça e tem algo de que precisamos: liderança. Com certeza, vai ajudar-nos muito", analisou o ex-defesa central e capitão dos 'dragões'.
Leia Também: Jan Bednarek chega para a defesa do FC Porto proveniente do Southampton