É oficial. Gedson Fernandes rende mais 10 milhões de euros ao Benfica, depois de a restante percentagem do passe do internacional português ter sido vendida ao Besiktas, esta terça-feira.
O clube da Turquia anunciou através do seu site oficial que a compra da totalidade dos direitos do médio tinha sido acordada com os encarnados, não tendo de dar nenhuma quantia após uma futura venda do jogador.
"A nossa empresa adquiriu 50% dos direitos de transferência do jogador profissional de futebol Gedson Carvalho Fernandes, que estipula que, 'no caso de o jogador ser emprestado ou vendido a outro clube no futuro, as receitas geradas serão partilhadas em partes iguais entre o nosso clube e o SL Benfica', ao SL Benfica por 10 milhões de euros", pode ler-se no comunicado oficial do clube turco.
Gedson Fernandes chegou ao Besiktas em 2022/23, tendo custado, na altura, cerca de seis milhões de euros pela compra de metade do passe do jogador.
Bilgilendirme | Gedson Fernandes
— Beşiktaş JK (@Besiktas) July 29, 2025
https://t.co/qztFBsYzdK pic.twitter.com/4K5bseGFnm
Desde então, o médio luso acabou por participar em 131 partidas com as cores do emblema de Istambul, tendo contribuído com 18 golos e 13 assistências em todas as competições, ao longo de quatro temporadas.
Benfica enche os cofres com 'jackpot'
Com este anúncio, o Benfica acaba por encaixar um montante muito significativo com um atleta que não estava nos seus quadros há quatro anos. Somados a estes 10 milhões de euros temos de ter em conta os seis milhões recebidos em 2022/23, totalizando uma verba a rondar os 16 milhões de euros pela venda de um produto da formação do Seixal.
Desta forma, o emblema das águias já receberam cerca de 66 milhões de euros em vendas desde que a temporada passada terminou, com Álvaro Carreras a render 50 milhões de euros. Além do lateral espanhol, que rumou ao Real Madrid, também Casper Tengstedt acabou por ser vendido por uma quantia a rondar os seis milhões de euros, que poderão chegar ao sete caso o ponta de lança cumpra alguns objetivos.
Gedson pode estar já de saída da Turquia
De acordo com o jornalista turco Yagiz Sabuncuoglu, o Besiktas chegou a um acordo com o clube russo para uma saída do centrocampista por um valor a rondar os 20 milhões de euros, que serão complementados por mais cinco milhões a ser pagos mediante o cumprimento de certos objetivos por parte do jogador.
Beşiktaş, Gedson Fernandes transferi için Spartak Moskova ile 20 milyon euro bonservis bedeli ve 5 milyon euro bonus karşılığında anlaşmaya vardı. https://t.co/a6Uc8NeE4x
— Yağız Sabuncuoğlu (@yagosabuncuoglu) July 28, 2025
Leia Também: Besiktas pode 'engordar' cofres do Benfica por conta de Gedson Fernandes