O candidato democrata à Câmara de Nova Iorque, Zohran Mamdani, derrotou o seu rival Andrew Cuomo por uma margem maior do que a esperada nas primárias democratas, de acordo com os resultados finais publicados hoje.
Na primeira ronda de contagem de votos, Zohran Mamdani obteve 43%, contra 36% de Cuomo.
No entanto, e após a conclusão de outras duas rondas de contagem, Zohran Mamdani acabou por ultrapassar o limiar da maioria (56%) com uma vantagem de doze pontos sobre Cuomo (44%), depois de alguns votos terem sido transferidos, de acordo com os resultados divulgados hoje finalizada a terceira ronda de contagens.
Zohran Mamdani, de 33 anos, confundiu as sondagens na semana passada ao ficar em primeiro lugar nas primárias democratas, à frente do antigo governador de Nova Iorque Andrew Cuomo, de 67 anos, que estava a tentar regressar após um escândalo sexual.
"Os democratas deram um mandato claro para uma cidade acessível, para uma visão política para o futuro e para um líder que não tem medo de lutar contra o aumento do autoritarismo", reagiu na ocasião Mamdani.
O atual presidente da Câmara de Nova Iorque, Eric Adams, anunciou na semana passada a sua recandidatura, desta vez como independente, depois de se ter afastado do Partido Democrata e de estar envolvido em vários processos de corrupção que foram entretanto arquivados por ordem da administração republicana do Presidente Donald Trump.
A eleição para presidente da Câmara de Nova Iorque está agendada para 04 de novembro deste ano e conta também com a candidatura do republicano Curtis Sliwa.
Leia Também: Casa Branca afirma que seria "difícil" Trump trabalhar com Mamdani