Zelensky elogia determinação de Trump ao encurtar ultimato a Putin

O Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, saudou hoje a determinação do seu homólogo norte-americano, Donald Trump, que deu à Rússia "10 a 12 dias" para pôr fim ao conflito na Ucrânia, sob pena de sanções severas.

volodymyr zelensky

© Vitalii Nosach/Global Images Ukraine via Getty Images

Lusa
28/07/2025 20:38 ‧ há 9 horas por Lusa

Mundo

Ucrânia

"Uma posição clara e uma determinação assertiva por parte do Presidente Trump e no momento certo, quando muita coisa pode mudar através da força em prol de uma paz genuína", escreveu Zelensky na rede social X, horas depois de Trump ter anunciado que ia encurtar o prazo de 50 dias dado ao homólogo russo, Vladimir Putin, para cessar as hostilidades na Ucrânia, sob pena de sanções de Washington contra Moscovo.

 

O Presidente ucraniano acrescentou que Kyiv "continua empenhada na paz e trabalhará incansavelmente com os Estados Unidos para tornar os dois países mais seguros, mais fortes e mais prósperos".

Trump afirmou hoje que iria dar ao Presidente russo, Vladimir Putin, entre "10 a 12 dias" para acabar a guerra na Ucrânia, porque entende que "não há razão para esperar", uma vez que não observa "qualquer progresso".

A partir de Turnberry, na Escócia, Donald Trump acrescentou estar "muito desiludido" com Putin depois de ter anunciado a 14 de julho que ia aplicar sanções a Moscovo em 50 dias caso a Rússia não terminasse a ofensiva na Ucrânia.

Trump vai dar entre

Trump vai dar entre "10 a 12 dias" até aplicar sanções a Moscovo

O Presidente dos Estados Unidos vai dar ao homólogo russo, Vladimir Putin, entre "10 a 12 dias" para acabar a guerra na Ucrânia, caso contrário vai aplicar sanções a Moscovo.

Lusa | 15:07 - 28/07/2025

Nesse mesmo dia, o Presidente dos Estados Unidos avançou que ia enviar equipamento militar a Kyiv através da NATO, incluindo sistemas de defesa aérea Patriot.

A Ucrânia tem contado com ajuda financeira e armamento dos aliados ocidentais desde que a Rússia invadiu o país, em 24 de fevereiro de 2022.

Os aliados de Kyiv também têm decretado sanções contra setores-chave da economia russa para tentar diminuir a capacidade de Moscovo de financiar o esforço de guerra na Ucrânia.

Leia Também: Zelensky diz que ataques russos "não podem ficar sem resposta"

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas