Paralelamente, o ministério da Defesa russo anunciou que as defesas antiaéreas russas derrubaram na noite passada 118 drones ucranianos sobre mais de uma dezena de regiões, desde a costa do Mar Negro até as proximidades de Moscovo.
Dos drones lançados pela Rússia contra território ucraniano, a Força Aérea ucraniana anunciou no boletim da manhã no Telegram que conseguiram neutralizar 16 drones kamikaze e derrubar um dos mísseis, enquanto foram registados 31 impactos de drones em 15 locais diferentes.
O míssil teve impacto próximo às instalações de uma empresa na cidade de Dnipro (centro), segundo o chefe da administração militar da região de Dnipropetrovsk, e três pessoas --- uma mulher de 41 anos e dois homens de 21 e 29 --- tiveram que ser hospitalizadas com prognóstico moderado.
As autoridades da região sul de Kherson, sob ocupação parcial da Rússia, informaram que um drone russo atingiu um micro-autocarro civil que circulava nos arredores da capital Kherson às 8:30 da manhã, horário local.
De acordo com as autoridades locais, que estão a investigar os incidentes, duas pessoas morreram e seis ficaram feridas com diferentes níveis de gravidade.
Por outro lado, as autoridades da região parcialmente ocupada de Zaporíjia (sul) informaram que um drone russo atacou um carro particular, provocando a morte dos dois ocupantes, sem especificar exatamente quando o incidente ocorreu.
Além disso, durante a noite, ataques com drones na região nordeste de Kharkiv deixaram seis civis feridos, incluindo um adolescente de 15 anos.
Do lado russo, o ministério da Defesa afirmou que foram abatidos 28 drones sobre Kursk e 19 sobre Briansk, ambas regiões fronteiriças com a Ucrânia.
Outros 17 drones não tripulados foram derrubados em Kaluga, 14 sobre o Mar de Azov, 10 em Tula, oito em Oriol, mais oito em Belgorod, cinco em Krasnodar, três no Mar Negro, dois em Rostov e outros dois na Crimeia, um na região de Moscovo e outro em Lipetsk, informou o ministério da Defesa, precisando que a Ucrânia tinha atacado o território russo no dia anterior com cerca de 30 drones de asa fixa.
O ataque em grande escala coincidiu com o anúncio de que os Presidentes da Rússia, Vladimir Putin, e dos EUA, Donald Trump, se reunirão no próximo dia 15 de agosto no Alasca para procurar uma solução para o conflito.
Sobre o encontro, o Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, alertou na plataforma X que as decisões tomadas sem a Ucrânia são contrárias à paz e "nascem mortas".
Leia Também: Zelensky recusa ceder território e critica encontro entre Trump e Putin