O Sporting arranca a nova temporada 2025/26 já na próxima quinta-feira - e logo contra o Benfica, na Supertaça Cândido de Oliveira - mas ainda são muitas as dúvidas em torno do plantel que vai estar à disposição de Rui Borges. Com a saída, já oficial, de Biel Teixeira para o Atlético Mineiro, abriu-se uma vaga para os corredores do ataque e o nome de Jota Silva está na lista de desejos dos leões.
Até ao momento, e segundo as informações que têm sido recolhidas pelo Desporto ao Minuto ao longo das últimas semanas, o Sporting ainda não avançou com qualquer oferta formal junto do Nottingham Forest. Ainda assim, nos últimos dias existiu uma aproximação ao jogador português de 25 anos, com a direção liderada por Frederico Varandas a querer perceber os moldes de um eventual negócio.
Depois de uma temporada de estreia na Premier League - para onde foi há um ao, oriundo do Vitória SC -, Jota Silva espreita assim o regresso a Portugal, desta vez para jogar num dos 'três grandes' do nosso futebol.
Será, esta, de facto uma forte possibilidade para o Sporting reforçar o plantel no ataque ao tricampeonato? Ou a concorrência pode, uma vez mais, ganhar a corrida por Jota Silva? O Desporto ao Minuto analisa os prós e contras deste rumor.
Por que pode acontecer?
Com pouca utilização no Nottingham Forest, Jota Silva pretende sair neste mercado de verão para ter mais minutos e manter-se na rota da seleção nacional. O jogador de 25 anos faz parte dos jogadores lançados por Roberto Martínez e também sabe que o Mundial'2026 acontece já no próximo verão.
Nesse sentido, e estando o Sporting na Liga dos Campeões, Jota vê com bons olhos uma mudança para Alvalade, até porque também ficaria mais perto de conquistar títulos coletivos - algo que ainda não tem no seu palmarés.
Para lá de tudo isto, há um argumento ainda maior. Rui Borges foi seu treinador no Vitória SC, ainda que por pouco tempo, e o possível reencontro é do agrado de ambos. O treinador do Sporting gostaria de contar com um jogador que já conhece, ao passo que Jota também se mostra entusiasmado com essa possibilidade, sabe o Desporto ao Minuto.
Por que pode não acontecer?
O preço pedido pelo Nottingham Forest, de 15 milhões de euros, poderá ser um sério entrave ao negócio. O Sporting já vai gastar 20 milhões de euros na contratação de Luis Suárez, que ocupará o lugar de Viktor Gyokeres, e um investimento quase semelhante será muito difícil de alcançar, até porque há mais posições para reforçar.
O clube inglês pretende lucrar com o investimento feito no último verão, quando foi buscar Jota Silva a Guimarães a troco de sete milhões de euros, e não tem pressa em negociar, preferindo sempre uma saída a título definitivo. O Nottingham, tal como já foi noticiado pelo Desporto ao Minuto, mostra-se pouco recetivo a um empréstimo, o cenário mais apreciado pelos leões.
Há, ainda, que olhar para a concorrência. Jota Silva é alvo do Sporting, mas há mais clubes interessados que podem ter outros argumentos na hora de negociar. Os leões já perderam, por exemplo, Alberto Costa para o FC Porto e arriscam-se a ver Jota Silva a acabar noutro clube, caso não consigam convencer o Nottingham Forest.
Todas as semanas, o Desporto ao Minuto apresenta-lhe uma nova edição da rubrica 'O rumor da semana', que pretende analisar, ao detalhe, as circunstâncias em torno dos mais badalados negócios do mercado de transferências.
Leia Também: O rumor da semana: Entre Benfica e FC Porto, para onde irá Richard Ríos?