Detido suspeito dar ao Irão informações sobre judeus em Berlim

O cidadão dinamarquês, identificado apenas como Ali S., foi detido na quinta-feira na cidade dinamarquesa de Aarhus, afirmaram os procuradores federais alemães num comunicado.

berlim, Portão de Brandemburgo

© Fabian Sommer/picture alliance via Getty Images

Lusa
01/07/2025 11:48 ‧ há 6 horas por Lusa

Mundo

Espionagem

Um homem suspeito de recolher informações sobre locais judaicos e cidadãos judeus em Berlim para os serviços de informação iranianos, possivelmente para a realização de ataques, foi detido na Dinamarca, declararam hoje procuradores da Alemanha.

 

O cidadão dinamarquês, identificado apenas como Ali S., foi detido na quinta-feira na cidade dinamarquesa de Aarhus, afirmaram os procuradores federais alemães num comunicado.

No início deste ano, o suspeito teria sido incumbido pelo serviço de informações iraniano de recolher informações sobre "locais judaicos e indivíduos judeus específicos" em Berlim, disseram os procuradores.

O suspeito teria espiado três propriedades em junho, "provavelmente para a preparação novas atividades de espionagem na Alemanha, possivelmente incluindo ataques terroristas contra alvos judeus", disseram os procuradores.

O homem detido foi acusado de trabalhar para um serviço de informações de uma potência estrangeira. Os dados que levaram à sua detenção foram fornecidos pelo serviço de informações interno da Alemanha, disseram os procuradores.

O suspeito será levado perante um juiz na Alemanha para determinar se permanecerá detido enquanto aguarda acusações formais após a sua extradição da Dinamarca.

Leia Também: Sociais-democratas alemães estudam possibilidade de proibição da AfD

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas