António Costa felicita Maputo pelos "50 anos de independência"

O presidente do Conselho Europeu felicitou hoje Moçambique pelo 50.º aniversário da conquista da independência e considerou que a União Europeia (UE) construiu uma "parceria forte e dinâmica" com Maputo.

Costa anuncia contactos com Emirados por causa de Gaza

© Lusa

Lusa
30/06/2025 19:15 ‧ há 6 horas por Lusa

Mundo

Maputo

"Na minha reunião com o Presidente Daniel Chapo, felicitei Moçambique pelos 50 anos de independência. Foi o primeiro dos últimos quatro países africanos lusófonos a tornar-se independente, marcando o fim da era colonial europeia", escreveu António Costa nas redes sociais.

 

O Presidente do Conselho Europeu e ex-primeiro-ministro de Portugal considerou que, ao longo dos anos, "a UE e Moçambique construíram uma parceria forte e dinâmica, baseada numa agenda económica, social e securitária partilhada".

A presença da UE em Moçambique nos últimos anos materializou-me principalmente nas missões de treino para ajudar os militares moçambicanos a tentar debelar os grupo radial Al-Shabaab, filiado de Al-Qaida naquela região de África, e com o apoio humanitário aos deslocados na região de Cabo Delgado, no norte do país.

Moçambique tornou-se independente de Portugal em 25 de junho de 1975, seguindo-se, nesse mesmo ano, Cabo Verde (05 de julho), São Tomé e Príncipe (12 de julho) e Angola (11 de novembro).

A Guiné-Bissau já havia declarado unilateralmente a independência em 24 de setembro de 1973, reconhecida por Portugal em 10 de setembro de 1974, meses depois da revolução que derrubou o regime ditatorial português.

Leia Também: Maputo. Empreendedores protestam no interior do aeroporto

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas