TC? António Filipe considera "plenamente justificada" decisão de Marcelo

O candidato presidencial António Filipe considerou hoje "plenamente justificada" a decisão do Presidente da República de pedir ao Tribunal Constitucional a fiscalização preventiva da proposta de revisão da lei de estrangeiros.

António Filipe , PCP

© Global Imagens

Lusa
25/07/2025 12:59 ‧ ontem por Lusa

Política

Presidenciais

António Filipe, que falava aos jornalistas no final de uma visita ao Arsenal do Alfeite, na base naval localizada no Laranjeiro, no concelho de Almada, disse que, quer no debate parlamentar quer público, houve vozes de prestigiados constitucionalistas quanto à inconstitucionalidade de muitas das disposições do diploma aprovado na Assembleia da República.

 

"Considero que a decisão do Presidente da República tem toda a justificação", frisou o candidato presidencial António Filipe, jurista, ex-deputado do PCP e antigo vice-presidente da Assembleia da República.

O Presidente da República enviou na quarta-feira para o Tribunal Constitucional o decreto do parlamento que altera o regime jurídico de entrada, permanência, saída e afastamento de estrangeiros do território nacional, aprovado por PSD, Chega e CDS-PP.

O pedido de fiscalização, que o chefe de Estado solicitou para ser feito com urgência, contesta as alterações ao reagrupamento familiar introduzidas no regime de entrada de estrangeiros no país, invocando o princípio da união familiar e o superior interesse da criança.

Lei de Estrangeiros é

Lei de Estrangeiros é "discriminatória" ou "urgente"? Partidos discordam

Esquerda considera que a decisão do Presidente da República foi a "mais sensata". Já direita diz que a lei é urgente e reitera que segue os artigos da Constituição.

Carolina Pereira Soares | 09:21 - 25/07/2025

Leia Também: Fiscalização do TC? "É a coisa mais normal" em "matérias muito sensíveis"

 

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas